Inteligência Emocional e Social
Os líderes de nível superior são grandes pensadores tanto a nível estratégico como táctico. São rápidos nos seus movimentos e sabem como identificar um problema mais rapidamente do que ninguém. Tanto jogam uma partida rápida de xadrez como evitam o cheque mate em longas partidas. Mas um bom líder também sabe desmontar de "um cavalo morto" numa corrida.
“Como um animal de manada, os cavalos comunicam frequentemente com outros cavalos e aprendem uma variedade de habilidades de interacção social. O seu domínio da etiqueta social pode ser medido, bem como é que o cavalo mais inteligente aprende rapidamente a resposta às sugestões sociais, de forma adequada. O teste mais simples de habilidade de socialização do cavalo é o processo de saudação. Para ilustrar, vamos rever a forma como dois cavalos se encontram. Dois cavalos aproximam-se sempre uns dos outros com o pescoço estendido e sua cabeça inclinada. Em seguida, os cavalos tocam os narizes e trocam cheiros através de curtos sopros de ar nas narinas um do outro. Este sopro de ar é feito de "puffs" curtos, cerca de dois por segundo até que o cheiro é reconhecido. Esta saudação é o equivalente humano de trocar cartões-de-visita, e é análoga à introdução dos cães entre si por "sniffing".
A Inteligência Social juntamente com a Inteligência Emocional são competências de liderança que são muitas vezes esquecidas, quando se procura saber como é que um líder adquire capacidade para influenciar.
Uma das maneiras de ganhar influência é tornar-se um especialista em inteligência social e inteligência emocional.
Ser capaz de compreender o efeito que tem sobre os outros e como interagir com eles. Saber quais as mudanças que deve fazer para que a sua interacção seja uma experiência positiva para ambas as partes.
Uma das maneiras de ganhar influência é tornar-se um especialista em inteligência social e inteligência emocional.
Ser capaz de compreender o efeito que tem sobre os outros e como interagir com eles. Saber quais as mudanças que deve fazer para que a sua interacção seja uma experiência positiva para ambas as partes.
Isso é algo que pode ser aprendido, embora possa ser difícil fazê-lo sem auto-ajuda ou a ajuda de outros.
"Em todos os meus anos de trabalho com os cavalos tenho sido constantemente impressionado com sua capacidade global para se adaptar a ambientes humanos e elaborar soluções para os problemas ou desafios que lhes são apresentados. Claro, às vezes, vamos encontrar um cavalo que está acima da média no que diz respeito à inteligência, mas os cavalos, na sua maior parte, reflectem as mesmas qualidades que nós, os seres humanos: a inteligência, adaptabilidade, travessuras, brincadeiras, lealdade, os ciúmes, stress e muitos outros ".
As principais causas de insucesso de alguns líderes envolvem deficits de competência emocional.
As principais causas de insucesso de alguns líderes envolvem deficits de competência emocional.
As razões são a dificuldade em lidar com a mudança, não ser capaz de trabalhar eficazmente em equipa e o relacionamento interpessoal
Isto significa que se um líder pretende liderar o negócio deve dominar a sua interacção social com os restantes membros da equipa.
Isto significa que se um líder pretende liderar o negócio deve dominar a sua interacção social com os restantes membros da equipa.
Há muitas pessoas que têm as mesmas habilidades ou capacidades que o líder, mas nem todos terão a mesma competência social e é isso que o define e o diferencia dos outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário