Quando os grupos são equipas
A noção de construção de uma equipa é uma disparidade de coisas, tudo dependendo a quem se pergunta. Uns acham que é um tema familiar, outros pensam que se trata de construir a confiança, outros ainda dizem que trata de melhorar a comunicação, ou de aprender a resolver problemas como um grupo.
O interessante é que todos concordamos que há um elemento que é comum, a diversão, porque a construção da equipa usa jogos interactivos, desafios e aventuras.
Um exercício de construção de uma boa equipa, utilizando jogos e mesmo contando histórias, cria uma interacção positiva entre um grupo de pessoas, e reforça assim a sua capacidade de trabalhar efectivamente como uma equipa.
Não se trata de juntar pessoas a quem se atribuem tarefas de acordo com o seu curriculum. O que as pessoas foram capazes de fazer ontem, nem sempre é possível hoje.
Uma equipa funciona melhor quando as energias e capacidades dos indivíduos são combinadas. Uma equipa deve ser como uma corda. Resistente e com elasticidade.
Na construção de uma equipa são necessários, uma atitude e sentido (direcção) para que as pessoas se possam apoiar mutuamente e, para que as suas forças se combinam de forma a realçar o que fazem. O tiro com arco simboliza a capacidade de atingir metas.
A energia de um colaborador, com o apoio dos outros colaboradores, é direccionada para metas significativas na organização, através de um alinhamento e nesta escalada todas as ajudas são preciosas.
A equipa concentra-se na obtenção de resultados que tem um foco em desempenhos claros. Na caça ao tesouro todos tem um papel importante, embora diferente.
As equipas devem responder aos desafios de desempenho e não a exortações dos líderes, para mais trabalho em equipa.
As organizações comprometidas com padrões de alto desempenho, e dispostas a modificar os requisitos da responsabilidade individual, experimentam recompensas, com o maior sucesso das equipas.
“Depois de um jovem cavalo ser ensinado, a conduzir e a apreender outras competências básicas, várias tarefas podem ser introduzidas no cavalo, enquanto ainda é, jovem demais para ser montado. Algumas escolas de formação fazem um grande trabalho, com os cavalos jovens, durante o primeiro ano de idade e mesmo dois anos, para os preparar para andar, outros simplesmente reforçam as lições base ensinadas ao cavalo, como um potro, e simplesmente mantêm o cavalo acostumado, à presença de seres humanos. Muitas vezes, um cavalo novo não tem, todas as habilidades básicas necessárias descritas acima, foi ensinado como um potro e seus anos de "adolescente" são gastos em aprendizagem ou a reaprender lições básicas.” Wikipedia
Os líderes devem aprender no trabalho e enquanto todos estão a ver.
A noção de construção de uma equipa é uma disparidade de coisas, tudo dependendo a quem se pergunta. Uns acham que é um tema familiar, outros pensam que se trata de construir a confiança, outros ainda dizem que trata de melhorar a comunicação, ou de aprender a resolver problemas como um grupo.
O interessante é que todos concordamos que há um elemento que é comum, a diversão, porque a construção da equipa usa jogos interactivos, desafios e aventuras.
Um exercício de construção de uma boa equipa, utilizando jogos e mesmo contando histórias, cria uma interacção positiva entre um grupo de pessoas, e reforça assim a sua capacidade de trabalhar efectivamente como uma equipa.
Não se trata de juntar pessoas a quem se atribuem tarefas de acordo com o seu curriculum. O que as pessoas foram capazes de fazer ontem, nem sempre é possível hoje.
Uma equipa funciona melhor quando as energias e capacidades dos indivíduos são combinadas. Uma equipa deve ser como uma corda. Resistente e com elasticidade.
Na construção de uma equipa são necessários, uma atitude e sentido (direcção) para que as pessoas se possam apoiar mutuamente e, para que as suas forças se combinam de forma a realçar o que fazem. O tiro com arco simboliza a capacidade de atingir metas.
A energia de um colaborador, com o apoio dos outros colaboradores, é direccionada para metas significativas na organização, através de um alinhamento e nesta escalada todas as ajudas são preciosas.
A equipa concentra-se na obtenção de resultados que tem um foco em desempenhos claros. Na caça ao tesouro todos tem um papel importante, embora diferente.
As equipas devem responder aos desafios de desempenho e não a exortações dos líderes, para mais trabalho em equipa.
As organizações comprometidas com padrões de alto desempenho, e dispostas a modificar os requisitos da responsabilidade individual, experimentam recompensas, com o maior sucesso das equipas.
“Depois de um jovem cavalo ser ensinado, a conduzir e a apreender outras competências básicas, várias tarefas podem ser introduzidas no cavalo, enquanto ainda é, jovem demais para ser montado. Algumas escolas de formação fazem um grande trabalho, com os cavalos jovens, durante o primeiro ano de idade e mesmo dois anos, para os preparar para andar, outros simplesmente reforçam as lições base ensinadas ao cavalo, como um potro, e simplesmente mantêm o cavalo acostumado, à presença de seres humanos. Muitas vezes, um cavalo novo não tem, todas as habilidades básicas necessárias descritas acima, foi ensinado como um potro e seus anos de "adolescente" são gastos em aprendizagem ou a reaprender lições básicas.” Wikipedia
Os líderes devem aprender no trabalho e enquanto todos estão a ver.
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