quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A generalização do valor

Do particular ao geral

A importância do crescimento e dos lucros é um valor que um líder deve perseguir. As organizações crescem suportados em vários valores, começando com honestidade, integridade e ética.

Uma empresa só terá sucesso quando os colaboradores confiam na liderança, quando os líderes confiam uns nos outros e quando os clientes tem confiança nos colaboradores da organização. Todas as decisões de negócios têm uma questão ética vinculada a ela.

É uma má decisão concentrar-se apenas no curto prazo, não nos podemos esquecer da segurança. O longo prazo, a sustentabilidade, traduz-se na prevenção e minimiza as preocupações com acidentes ou doenças, para além de garantir um crescimento individual dos colaboradores. Quando os colaboradores de uma organização sentem que a liderança se preocupa com sua segurança, isso é apreciado e o trabalho torna-se mais produtivo e cria-se um clima de satisfação.


As experiências vividas pelos colaboradores são regularmente relembradas e quando o passado é feito de boas memórias é fácil criar um clima de colaboração, criatividade e inovação.

“Nunca haverá outro cavalo exactamente como o seu. Você sabe melhor do que ninguém que ele é um indivíduo com uma personalidade distinta, com peculiaridades e características e hábitos pouco cativante. Ele é o produto de uma combinação única de influências: a hereditariedade, a educação, formação e meio ambiente. E estes são diferentes para cada cavalo, fazendo com que os nossos amigos equinos sejam diversificados e as nossas relações com eles pessoais e especiais.”

Uma cultura forte é um componente de liderança transformacional, ela não é estática. O líder deve criar um "forte cultura organizacional" com base em valores e estar consciente de que a organização não pode satisfazer “todos os valores” que os colaboradores consideram fundamentais.

O que há de especial nos líderes transformacionais é que eles são capazes de inspirar e criar energia nos seus colaboradores, defendendo os valores que suportam a sustentabilidade da organização. O líder acredita nos colaboradores e eles manifestam a sua confiança no líder quando a equipa é gerida com transparência. Um líder deposita expectativas muito elevadas nos membros da equipa porque se importa profundamente com a equipa, e todos eles estão dispostos a trabalhar mesmo em situações extraordinariamente difíceis.


“Ainda assim, é possível generalizar sobre temperamentos do cavalo e usar essas generalizações para fortalecer seu relacionamento com seu cavalo. Depois de desenvolver uma melhor compreensão da natureza básica do seu cavalo, os bons e os não tão bons pode adaptar a sua formação para melhor atender às suas necessidades. Talvez ainda mais importante, você pode desenvolver expectativas realistas para ele. Você pode reconhecer e eliminar os objectivos que são demasiado elevados, livrando você e seu cavalo do stress das expectativas inatingíveis. É uma situação ganha / ganha.” - Horse Channel.com

"O líder medíocre conta como era. O bom líder explica como é. O líder superior demonstra como se faz. O grande líder inspira".

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