quinta-feira, 1 de abril de 2010

Líderar entre lideranças

Um líder entre líderes de equipas


Uma equipa é um subsistema de um sistema maior a organização. Esta por sua vez faz parte de um sistema ainda maior, que inclui clientes, fornecedores, concorrência e parceiros ou accionistas.

Isto significa que a acção de um membro de uma equipa tem impacto, maior ou menor, nos restantes elementos do sistema, onde se insere naturalmente o líder com responsabilidades acrescidas, no caso de grandes impactos.

Nas organizações, existem conjuntos de equipas que trabalham com um objectivo global comum mas que tem a sua área de actuação limitada a um conjunto de funções. Cada equipa tem um líder e cada líder tem uma forma diferente de liderar.

Um líder entre líderes confronta-se com a necessidade de cumprir os seus objectivos e com a necessidade de colaborar para atingir os objectivos da organização.


“Nós rodamos nossos cavalos em conjunto, como bebés, e separamos os garanhões e éguas por volta de Março, quando ainda são jovens", diz Brinkman. "Então vamos deixá-los correr bem, até que eles atinjam 3 ou 4 anos e trazemos os garanhões para determinar se eles devem ser “cortados”. É bom para eles a correrem, com um grupo assim, para aprenderem a conviver uns com os outros. "
Se um garanhão, em particular não conseguir, dar-se bem, eles vão continuar juntos, mais tempo e, ou resulta, ou será colocado com os capões. Naturalmente, brincou Brinkman, você tem que ter boas cercas para gerir garanhões juntos.
McDonnell enfatizou a importância de ter muito espaço para ter garanhões juntos. Se mantiver os seus animais em grupos sociais, menos risco de lesão vem com grandes espaços abertos. Muitas vezes, a luta termina quando o cavalo mais fraco cede e abandona.”
- americashorsedaily.com

O líder entre líderes.


- “Sê, tu mesmo”- é a expressão que todos os líderes deveriam ouvir dos seus colaboradores.
Um líder não pode imitar ou ser alguém que não ele. Seu estilo é o seu estilo e sua personalidade é a sua personalidade. Um líder só pode ser ele mesmo.

- O líder coloca sempre primeiro a sua missão.
Seja qual for a missão, seja qual for o objectivo, deve ficar claro para o líder e para todos o que eles estão a seguir.

- Conduzir a equipa para onde de facto pretende ir é a preocupação fundamental de um líder.
Não deixar que o seu trajecto seja alterado nem internamente nem pelos líderes de outras equipas. A colaboração é o melhor caminho.

- O líder só pode conduzir para onde for. O líder senta-se no banco do condutor.
O compromisso de um líder para atingir as metas da equipa e cumprir a missão só é realizado se ele tomar a iniciativa e conduzir a euipa ao que se espera seja feito.

- O líder, lidera a comunicação na equipa e ouve activamente como forma de exercer a função de controlo.
O líder está entre "líderes", que querem estar no controle, por isso precisa de ouvir as opiniões que o ajudarão a alcançar seus objectivos, sem se desviar da sua rota.

- Delegar a responsabilidade, é uma competência de elevado valor para um líder. A responsabilidade compreende a autoridade.
A responsabilidade compartilhada ajuda a manter a coesão e facilita o desenvolvimento do trabalho da equipa.

O líder motiva e faz com que a equipa esteja inspirada.

Todos os membros da equipa precisam de ambiente para se manterem motivados. Não é suficiente lembrar que são profissionais.

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