terça-feira, 21 de setembro de 2010

A função da equipa como orquestra

(Englis version at the bottom)

Valor aparente

Infelizmente, nas organizações, existem equipas cujos membros se comportam, como se estivessem num mercado e têm comportamentos de dolo e de negócio uns com os outros.
Os membros da equipa deixam de ver os outros membros como as pessoas de igual valor, e vêm-nos como objectos ou bens a serem utilizados para sua promoção pessoal.

Para uma equipa ser eficaz, deve acontecer o contrário. Os membros da equipe devem olhar para as competências e para os aspectos valiosos do trabalho da outra equipa.


Quando as equipas trabalham para um objectivo comum, o da organização, os membros devem trabalhar na construção de conexões através do talento e das competências ou habilidades com, transparência, responsabilidade e confiança.



“Pequena história...
O garanhão maciço, quase pulou para fora do reboque e não iria parar empinado. Ele quase bateu na minha mãe, e conseguiu bater-me. Ele não teve absolutamente nenhum respeito o ser humano! Eu descarreguei-o, depois de uma longa jornada, num pequeno piquete na casa do meu vizinho. Eu assisti-o com comida quando o sol desapareceu.
Cedo na manhã seguinte, fui para ir ver o meu novo cavalo , mas o campo estava vazio! Eu procurei desesperadamente por ele. Passei metade do dia procurando por ele, e finalmente encontrei-o no pasto ao lado de um pónei de Shetland pequeno cerca de 5 milhas abaixo da estrada. Ele sabia que tinha algo errado e não me iria deixar pegá-lo. Depois de uma luta, eu finalmente consegui trazê-lo para casa - mas não sem ser mordido duas vezes.
Bo era um demónio. Eu tentei o meu melhor para ser seu amigo - mas ele cobrava sempre de mim, dar coices, morder-me e levar-me em redor. Ele não tinha interesse em que fossemos amigos. Após cinco meses, eu dei em cima dele. Ele se transformou num gordo, garanhão, enorme maciço que eu não podia cuidar. Ele era perigoso, e eu não sabia o que fazer com ele, então eu vendi-o.
Dois anos mais tarde, eu ainda não tinha um bom cavalo. Certa manhã, ao ler o jornal, um anúncio chamou a minha atenção: "Muito lindo garanhão correcto. Bay puro-sangue". Foi Bo! Eu sabia que era ele - quando eu fui vê-lo, ele estava quieto, bem comportado, e ouvi! O proprietário, Sr. Trifton, ficou satisfeito ao ouvir que eu tinha possuído ele. Mais uma vez, eu comprei Bo.
Eu era um idiota. Ele não tinha mudado. Ele tinha os mesmos hábitos ruins! Contratei um instrutor, o Sr. Edwards. Ele ensinou-me o que se passava na mente Bo e após cinco meses de trabalho constante, Bo finalmente estava se comportando bem. Bo nunca havia sido ensinado a ser montado correctamente, mas com a ajuda de Edwards consegui.”
- ultimatehorsesite


Há um erro muito comum ente os membros de uma equipa recém-chegados ou com menos experiência que é, fazer incidir a sua preocupação em ser bem-querido pelos membros da equipa.
Frequentemente trabalham com afinco até ao limite das suas forças para que os restantes membros valorizem o seu trabalho.

A primeira ideia que nos surge é que isto não tem nada de mal. Mas pode ser a famosa imagem do iceberg. A parte submersa traz algumas surpresas!
Gestos de amizade, lealdade e muitas vezes até recompensas vão para os membros da equipa que tem o maior "valor aparente".

Esse valor é aparente porque não contempla o respeito pela diferença.

Os membros de uma equipa, passam muito tempo, ao longo da sua vida de trabalho, em constante reavaliação uns dos doutros, necessidade que surge por falhas consecutivas nessa avaliação.

Por isso, numa equipa de sucesso, devemo-nos concentrar no que os outros são, nos seus valores e nas suas capacidades. Só assim aprendemos o que a pessoa é, se é de confiança para o grupo e finalmente se é um amigo.

A partir daí a equipa começa a funcionar afinada.


A equipa deve ser como uma orquestra sinfónica, cada membro da equipa é tratado como um especialista e sabe exactamente quando é mais útil, em sintonia com toda a equipa e até mesmo com toda a organização.


English version

The function of the team as orchestra

Apparent value


Unfortunately, in organizations, there are teams whose members behave as if they have a market and behaviors of fraud and business with each other.
Team members fail to see the other members as people of equal value, and see them as objects or property to be used for its promotion.

For a team to be effective, it should happen otherwise. Team members should look for skills and for the valuable aspects of the work of another team.

When teams work towards a common goal, the organization's members must work to build connections through talent and competences or skills with transparency, responsibility and trust.


"Little story ...
The stallion massive, almost jumped out of the trailer and would not stop rampant. He almost hit my mother, and managed to beat me. He had absolutely no respect for the human being! I downloaded it, after a long journey in a small paddock in my neighbor's house. I watched it with food when the sun disappeared.
Early the next morning I went to go see my new horse, but the field was empty! I searched desperately for him. I spent half the day looking for him, and finally found it on the grass beside a small Shetland pony about 5 miles down the road. He knew something was wrong and would not let me catch him. After a struggle, I finally managed to bring him home - but not without being bitten twice.
Bo was a demon. I tried my best to be your friend - but he always charged me, kicking, biting me and take me around. He had no interest in us to be friends. After five months, I gave up on him. He became a fat, stud, huge massive I could not care. He was dangerous, and I do not know what to do with it, so I sold it.
Two years later, I still had a good horse. One morning, while reading the newspaper, an ad caught my eye: "Very beautiful stallion correct. Bay thoroughbred." It was Bo! I knew it was him - when I went to see him, he was quiet, well behaved and listen! The owner, Mr. Trifton, was pleased to hear that I had owned it. Again, I bought Bo.
I was an idiot. He had not changed. He had the same bad habits! I hired a trainer, Mr. Edwards. He taught me what was going on in the mind and Bo after five months of constant work, Bo finally was behaving well. Bo had never been taught to be mounted correctly, but with the help of Edwards got. "- ultimatehorsesite
.

There is a very common mistake among members of a team or newcomers with less experience that is, to focus its concern on being well-liked by team members. They often are working hard until the limit of his strength so that the remaining members appreciate their work.

The first idea that comes to us is that this has nothing wrong. But it may be the famous image of the iceberg. The submerged part brings some surprises! Gestures of friendship, loyalty and sometimes even rewards go to the members of the team that got the most "apparent value".

This value is apparent because it does not contemplate the respect for difference.

The team members spend much of their time throughout their working lives in constant reassessment of each of other; a need that arises for consecutive failures in the assessment.

Therefore, in a successful team, we should concentrate on what others are, in their values and their capabilities. Only then will we learn what the person is, whether it is reliable for the group and finally is a friend.

From there the team will start working in tune.


The team should be like a symphony orchestra where each team member is treated as an expert and knows exactly when it is most useful in keeping with the whole team and even the entire organization.

A partir daí a equipa começa a funcionar afinada.


A equipa deve ser como uma orquestra sinfónica, cada membro da equipa é tratado como um especialista e sabe exactamente quando é mais útil, em sintonia com toda a equipa e até mesmo com toda a organização.

Sem comentários:

Enviar um comentário