Emoções numa equipa de projecto
As emoções são expressões ou sentimentos que podem ser diferenciados pela sua duração, qualidade e intensidade.
São causadas por alguma coisa ou por alguém, têm características temporárias, não surgem isoladas e tornam-se visíveis através da comunicação verbal e não verbal.
Dependem de uma estrutura de interacção e dos papéis que os membros da equipa desempenham, por isso levam a mudanças de comportamento.
Num pequeno exercício mental podíamos enumerar algumas emoções que já visualizamos em contexto de desenvolvimento de um projecto:
Antipatia, Raiva ou ódio, Inveja, Excitação, Frustração, Tristeza, Vergonha, Alegria, Simpatia, Surpresa, Medo ou desespero, etc.
Cada uma das possíveis “emoções”, pode ser desdobrada em aspectos diferenciados, como por exemplo “vergonha”, que pode significar remorsos, culpa ou embaraço.
Uma vez identificadas estas emoções importa levantar a questão:
Se elas surgem num contexto e esse contexto é um projecto de trabalho (ou pessoal), quais são os possíveis factores que as provocam?
A limitação de tempo, a importância da estratégia envolvida, a complexidade e a dinâmicas aliadas à novidade dos conteúdos, são factores de projecto que estão muitas vezes por trás do aparecimento daquelas emoções.
Por outro lado a estrutura do projecto em si, a sua gestão (início, controlo, coordenação e encerramento), a sua organização e o meio ambiente podem definir que tipos de emoções serão mais visíveis ao longo do projecto.
“Isso é tanto a beleza como as deficiências da ciência do comportamento. Apenas as motivações que podem ser provados são explicações para o comportamento legítimo dentro do método científico. Colocar respostas emocionais em animais pode não estar errado, mas não pode ser provado como certo, também. Por esta razão, a emoção humana a atribuir a um comportamento animal é considerado não científico e geralmente não é feito. A maioria das coisas que os animais fazem explica-se por duas unidades básicas e comprovadas, do animal: para permanecer vivo num determinado momento (o que acaba resultando na sobrevivência individual), educação da raça e descendência (o que acaba resultando na sobrevivência da espécie). Busca de alimento, água, abrigo e parceiros podem ser explicados por unidades de sobrevivência e reprodução. - horsechannel.com
Para “gerir” as emoções ao longo do projecto e para que a equipa funcione de forma eficaz é necessário identificá-las e gerir as relações entre os membros da equipa.
Se, se tratam de emoções causadas por limitação de tempo é fundamental comunicar datas do projecto à equipa.
Se as emoções foram causadas pela importância do projecto, o processo de comunicação deve ser transparente.
Se as emoções têm origem na dinâmica do projecto é importante a realização de reuniões para limpar arestas.
Outras situações:
Complexidade – Mostrar sempre a imagem global do projecto e ligá-la aos objectivos.
Novos conteúdos – Tentar olhar para o passado e lembrar as boas práticas.
Coordenação – Gerir as interacções.
Controlo do projecto – Garantir o fluxo de comunicação e feedback.
Encerramento – Celebrar o sucesso.
O líder da equipa e do projecto têm um papel relevante nesta gestão da equipa. No entanto a gestão das nossas próprias emoções é da nossa responsabilidade bem como a gestão das relações que estabelecemos. Por isso é importante:
Gerar emoções
Suprimir emoções
Modificar emoções
Falar acerca de emoções
E procurar reflectir, receber feedback, utilizar uma comunicação simbólica mesmo através da visualização!
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