A reciprocidade das expectativas
Um líder deve comunicar claramente as suas expectativas quanto aos resultados e desempenho da equipa:
Um líder deve comunicar claramente as suas expectativas quanto aos resultados e desempenho da equipa:
• Que níveis de realização espera que a equipa atinja.
• Os membros da equipa sabem porque existe e foi criada a equipa?
• O trabalho da equipa recebe destaque suficiente como uma prioridade em termos de tempo, discussão, atenção e interesse directo pelo líder?
As respostas as estas questões e outras que futuramente abordaremos servem para análise do funcionamento da equipa. Se o resultado da análise é positivo o líder deve passar à clarificação dos conceitos de reconhecimento e recompensa.
A recompensa é claramente uma compensação pelo esforço acrescido na execução de um conjunto de tarefas ou pela concretização de objectivos propostos. A recompensa é um “prémio” que se atribui no fim do campeonato e não no fim do jogo.
Se as condições mínimas estão garantidas e as realizações foram só suficientes então não há lugar a recompensa. Se criamos condições extras à partida não é recompensa é manipulação ou suborno.
“Nós nunca devemos subornar um cavalo com alimentos para obter uma resposta. O cavalo rapidamente começa por esperar a comida antes de desempenhar o comportamento. Há uma enorme diferença entre a corrupção e a recompensa. Se você tem que dar a ração de cavalo, cenoura, etc., para o conseguir levar para o atrelado, isso é suborno. Mas, se você dá o seu cavalo o grão depois de ele estar no atrelado e em pé, parado, é uma recompensa. É uma diferença subtil, mas o comportamento tem que vir antes da recompensa.”
A recompensa é vista como uma forma de reconhecimento, isto é, o líder está atento e ponderou a actividade da equipa face aos projectos em que estão envolvidos.
Mas o reconhecimento do líder passa também por manifestar essa atenção aos membros da equipa abrindo as portas do seu “palácio”, e estabelecendo contacto directo.
Mas o reconhecimento do líder passa também por manifestar essa atenção aos membros da equipa abrindo as portas do seu “palácio”, e estabelecendo contacto directo.
Outras formas inovadoras deverão ser encontradas em substituição das tradicionais para a recompensa. O curriculum de um colaborador é importante, ajuda a criar expectativas mas não mostra se ele hoje é capaz!
“Uma das piores coisas que você pode sempre fazer é alimentar um cavalo com a mão, ponto final! Quando você escolhe a mão para dar cenouras seu cavalo, doces, etc., nunca vai saber as expectativas dos seus cavalos. Cada vez que o virem os cavalos vão esperar um tratamento. Quando você não passar, ficam irritados. O cavalo irá em breve olhar para você como ser humano "máquina automática". Esta é uma das formas mais rápidas de transformar um cavalo num animal "azedo". O que queremos dizer com isto é que é um cavalo que empina as orelhas e actua irritadiço quando você chegar sem qualquer tratamento. Muitos cavalos que se chegam à nossa beira foram alimentados à mão. Agora eles têm uma expectativa de que sua mão deve ter um tratamento para ele. Coloque os grãos em um balde de alimentação, jogue a cenoura no terreno, e evitar alimentação mão.”
A Avaliação do trabalho deve ser dirigida às competências e ao conhecimento. As qualificações são úteis mas não significam resultados.
A Avaliação do trabalho deve ser dirigida às competências e ao conhecimento. As qualificações são úteis mas não significam resultados.
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