sábado, 26 de dezembro de 2009

Ver e ouvir o conflito



Ouvir e ver

O processo de comunicação descreve-se com muitas alíneas e há duas que importa agora referir, ver e ouvir. A observação e a escuta activa são fundamentais no desempenho da função liderança.

São elas que justificam a existência de muitos conflitos, apesar de sempre haver dois responsáveis nestes casos.

Existem uma grande ambiguidade acerca do conflito. O conflito de “temperamentos” ou “personalidades” deve ser sempre resolvido através da clarificação das liberdades de cada interlocutor. O conflito cognitivo não deve ser eliminado e desenvolvendo-se em ambientes controlados é benéfico para a criação de ideias.

As equipas e as empresas tendem a ser alérgicas ao conflito, particularmente as que existem há muito tempo. Ter uma atitude de rejeição ao conflito é compreensível porque pode ser prejudicial ao inter-relacionamento. Mas o conflito é uma alavanca da criatividade e da inovação. As pessoas não aprendem ao olhar para um espelho, as pessoas aprendem quando encontram a diferença.

Da determinação de enfrentar a realidade vem a coragem para resolver conflitos.
Saber ouvir é fundamental para a resolução de conflitos e implica uma capacidade de aceitação muito grande.


“Os cavalos podem responder a um comando de treino dada num volume de voz muito baixo. Nós, não precisamos de gritar para sermos ouvidos. Além disso, os cavalos são muito sensíveis ao tom de voz. Nós precisamos de usar um tom de confidente e evitar tons emocionais, tais como sons estridentes e com picos altos. Também queremos também dar comandos de voz de uma forma que dê aos cavalos ferramentas para os distinguir. Por exemplo, se estiver a treinar um cavalo a andar e deseja realizar uma transição para um trote, você pode dividir a palavra "trote" em duas sílabas e levantar a sua voz uma oitava e esmorecer como dizer "a -"! Ao realizar a transição para baixo, do trote para o passeio, irá reduzir a voz, uma oitava na segunda sílaba de "wa - alk."

Questionar a realidade é uma função central de um líder.

São diversas as realidades que se apresentam a um líder:

A nossa realidade
. Um líder defende valores que podem ser diferente daqueles que tem para si próprio.

A realidade da equipa. A equipa tem competências e capacidades criativas que podem não se ajustar às necessidades da organização.

A realidade do ambiente. Os seus clientes pedem resultados que não correspondem à direcção seguida pela organização.



“A visão de um cavalo é o seu detector primário de perigo. Mesmo tendo visão de cores pobres, os cavalos podem diferenciar tonalidades de azul e vermelho de um cinzento. No entanto, têm dificuldade em distinguir o amarelo e o verde do cinzento. Os cavalos também têm a percepção de profundidade deficiente quando usando apenas um olho. Eles não podem distinguir um trilho de um túnel sem fim ou uma poça de lama numa lagoa de fundo. A sua percepção é melhorada cerca de cinco vezes, utilizando os dois olhos (visão binocular). Eles podem mudar instantaneamente o seu foco dos objectos de perto e de longe. É por isso que os cavalos abanam a cabeça de maneiras diferentes para ver objectos próximos versus distante. Os cavalos têm uma aguda capacidade para detectar movimento. É por isso que um cavalo é muito voador em dias de vento, as coisas que normalmente são fixas, estão agora a mover-se e são percebidas como uma ameaça potencial. Os cavalos são capazes de ver muito bem à noite, no entanto, a sensibilidade ao contraste é menor do que a de um gato.”

Os líderes do futuro precisam de ter estômago para o conflito e para a incerteza - entre as suas equipas e dentro de si.

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