A adaptação
Os líderes estão continuamente atentos aos problemas de adaptação das suas organizações e dos seus membros. Os sistemas em que se inserem ou procuram inserir-se impelem o líder para uma actividade consciente de constante adaptação, mesmo que ela passe por uma opção radical ou disruptiva.
O desempenho das empresas move-se através de três fases de adaptação:
1. As flutuações.
2. O crescimento.
3. A mudança externa.
Os líderes estão continuamente atentos aos problemas de adaptação das suas organizações e dos seus membros. Os sistemas em que se inserem ou procuram inserir-se impelem o líder para uma actividade consciente de constante adaptação, mesmo que ela passe por uma opção radical ou disruptiva.
O desempenho das empresas move-se através de três fases de adaptação:
1. As flutuações.
2. O crescimento.
3. A mudança externa.
“Às vezes, uma manada de cavalos selvagens encontrará terreno mais suave - talvez movendo-se para planícies onde o solo é mais húmido e onde a grama é exuberante. Aqui, o cavalo não precisa de procurar alimento, assim as gotas vertidas de quilometragem diária e o desgaste por milha é reduzido pela superfície mais macia. Sem a capacidade de adaptar os cascos, o cavalo estaria logo com sérios problemas. Sem desgaste, os cascos de crescimento rápido poderiam rapidamente tornar-se demasiado longos para o conforto, e acabaria por tornar-se quase impossível para o cavalo mover-se com velocidade para longe de predadores”.
Para a melhoria do desempenho das empresas o líder pode escolher desenvolver o seu trabalho através de:
Uma melhor preparação para as novas tecnologias.
Iniciativas rápidas para desenvolver competências de trabalho.
Um melhor design da formação de competências.
Simulações comparativos mostram que, a melhor formação de competências alavanca melhor desempenho do sistema do que, respostas rápidas isoladamente por causa de sua capacidade de acelerar o desenvolvimento de novas competências.
Todavia, uma melhor preparação para novas tecnologias pode reduzir a duração da fase inicial, instável, no processo de adaptação.
Pode ainda produzir um melhor desempenho do sistema, quando combinado com as políticas de formação de outras competências.
Para desenvolver as suas competências um líder precisa de não se especializar em alguma coisa. A competência por excelência que precisa adquirir ou desenvolver é a capacidade de se harmonizar com diferentes contextos, como a água adapta a sua forma à do recipiente onde é derramada.
Para a melhoria do desempenho das empresas o líder pode escolher desenvolver o seu trabalho através de:
Uma melhor preparação para as novas tecnologias.
Iniciativas rápidas para desenvolver competências de trabalho.
Um melhor design da formação de competências.
Simulações comparativos mostram que, a melhor formação de competências alavanca melhor desempenho do sistema do que, respostas rápidas isoladamente por causa de sua capacidade de acelerar o desenvolvimento de novas competências.
Todavia, uma melhor preparação para novas tecnologias pode reduzir a duração da fase inicial, instável, no processo de adaptação.
Pode ainda produzir um melhor desempenho do sistema, quando combinado com as políticas de formação de outras competências.
Para desenvolver as suas competências um líder precisa de não se especializar em alguma coisa. A competência por excelência que precisa adquirir ou desenvolver é a capacidade de se harmonizar com diferentes contextos, como a água adapta a sua forma à do recipiente onde é derramada.
“Na espécie em cativeiro, incluindo o cavalo doméstico, este nível de explicação é limitado, como na maioria das vezes, os cavalos são alojados em condições que diferem marcadamente daquelas em que se desenvolveram. Além disso, a aptidão reprodutiva de um cavalo individual é amplamente determinada pelo homem ao invés das suas próprias estratégias comportamentais. Talvez por razões deste tipo, as explicações do comportamento de adaptação aos desafios ambientais por animais domésticos, incluindo a capacidade de aprender novas respostas a estes desafios, tendem a concentrar-se nas causas imediatas do comportamento. “
Um líder não pode ser generalista de tudo e especialista de nada.
Um líder não pode ser apenas especialista de uma coisa.
Um líder deve ser um especialista de equilíbrio e de colaboração.
Um líder não pode ser generalista de tudo e especialista de nada.
Um líder não pode ser apenas especialista de uma coisa.
Um líder deve ser um especialista de equilíbrio e de colaboração.
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