domingo, 21 de fevereiro de 2010

A arte de dar formação a uma equipa!

Desenvolvimento e aquisição de novas competências

Uma das maiores dificuldades de um líder é ser capaz de manter a equipa de sucesso a níveis elevados, por longos períodos.

Uma das razões dessa inconsistência de desempenho em altos níveis de produtividade e motivação, é a ausência de uma preocupação constante com a formação dos membros da equipa.

O líder de nível elevado, aponta as necessidades de formação sempre em dois sentidos: necessidades da equipa e necessidades individuais, incluído as suas. Só dessa forma conseguirá o equilíbrio necessário para alcançar os objectivos da equipa, alinhados com os da organização.

O líder, deve começar por diagnosticar ao nível individual, quais os interesses e motivações particulares dos membros da equipa, passíveis de serem conjugados com os objectivos da organização.

A aprendizagem é facilitada pela motivação intrínseca.



“O treino para o seu cavalo é tão necessário, como ter certeza que seus filhos têm uma boa educação. Naturalmente, o comportamento equino, tem muito pouco a ver com o que as pessoas perguntam sobre eles, e recai sobre o cavaleiro, o aprender equitação suficiente para andar com segurança (para cavalo e cavaleiro) e com inteligência. Os cavalos não podem intuir as razões de “bits”, rédeas e estribos: quando o cavalo e o cavaleiro trabalham juntos, eles constroem uma linguagem para comunicar. A formação do seu cavalo é importante se quer trabalhar em conjunto para conseguir qualquer coisa, quer se trate de equitação básica ou actividades mais complexas, tais como eventos, controlando e reduzindo ou “dressage”. Se pretende levar o seu cavalo para shows, certamente que antes, será envolvido em algum treino!”- horses-and-horse-information.com

Estando colmatadas as grandes diferenças individuais, isto é, estando preenchidos os pré-requisitos, é altura de diagnosticar as necessidades da equipa.

A equipa de sucesso não deve andar a reboque das necessidades criadas pelo mercado. Isto significa que o líder deve ser pró-activo e formar a equipa, para a criatividade e inovação, porque uma organização não sobrevive com imitações.

Naturalmente o líder, deve estar atento a tendência e às propostas dos especialistas em desenvolvimento organizacional, mas acima de tudo deve ter consciência do que a equipa precisa, para dar o salto vitorioso.

O líder deve combinar as necessidades individuais com as da equipa e da organização.

O líder deve fazer a gestão das obrigações inerentes à responsabilidade social e aos
incentivos de que a organização pode usufruir, mas não:

Seguir padrões mais elevados do que os membros da equipa são capazes de suportar.

Demonstrar um comportamento que é incongruente com mensagens sobre a visão organizacional e capacitação pessoal.

Não admitir suas falhas e não aprender com seus erros

Não compartilhar informações importantes ou ser selectivo sobre o partilha de informações.

Tentando utilizar a formação para “tratar” os membros da equipa.

Colocar o sucesso pessoal, à frente das necessidades dos outros na equipa.

Deixar de reconhecer e aceitar as diferenças entre os membros.

Deixar de pedir ou de usar feedback.

Deixar de comunicar, de forma clara sobre as expectativas de desempenho ou performance de resultados.

O líder deverá sempre exigir o melhor, de si e de todos os membros da equipa, incluindo a responsabilização de todas as equipas que participam no projecto em curso.

O que diagnosticou para si? Faça um mini relatório e diga-me!

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