terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Socialmente responsável

Responsabilidade Social e outras responsabilidades

Nós sabemos que em quase tudo a regra fundamental é o equilíbrio.

O equilíbrio pessoal, o da equipa, o das organizações e o das sociedades. Digo sociedades (plural) para permitir a manutenção das características intrínsecas de cada ecossistema.

O crescimento da actividade de responsabilidade social e comunicação, no seio das organizações, é resultado de um aumento da pressão das várias partes intervenientes e interessadas, bem como da ameaça de diminuição de recursos e aumento de custos, nos diversos sistemas.

O princípio subjacente a essas actividades é que, nós somos parte de um sistema constituído por vários subsistemas, que conectam e interagem, exercendo e sofrendo influências uns dos outros.

A juntar à questão das alterações climáticas e meio ambiente, surgem pressões no sentido de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores na relação trabalho/casa.



“Aos passageiros são servidos, vinho croata e alimentos durante os voos, enquanto eles são também orientados para as belezas naturais, monumentos históricos e eventos culturais da Croácia, por meio da “Inflight Magazine” e sistema de vídeo. Filmes da empresa sobre a beleza das nossas ilhas, ecologicamente limpas e naturais, o leito do mar, costa, parques nacionais e outras partes da Croácia são diariamente manchete na rede de voo da empresa Airbus. Há também filmes que sensibilizem para a necessidade de proteger as espécies distintas e ameaçadas de extinção: o filme promove o projecto bom golfinhos nas águas locais de Cres e Lošinj, o filme sobre os cavalos Lipizzaner, do cavalo Đakovo-cravo e do filme em Čigoč A aldeia de cegonhas.” www.croatiaairlines.com/
Aos antepassados dos Lipizzan, pode ser atribuída a data de cerca de 800 dC. Os primeiros antecessores dos Lipizzan tiveram origim no século 7, quando cavalos Barb foram levados para a Espanha pelos Mouros e cruzados com o stock espanhol nativo. O resultado foi o Cavalo andaluz e outros Cavalo ibéricos.” en.wikipedia.org/wiki/Lipizzan


As organizações estão lentamente a mudar o foco doa seus esforços de responsabilidade social a partir de um modelo tradicional de filantropia para uma abordagem mais progressista que identifica oportunidades de inovação e da criação de mercado.

Outras há, que consideram, que é uma questão de moda.

Neste processo evolutivo, não há lugar a direcção de actuação. A Responsabilidade Social tanto se promove de cima para baixo como de baixo para cima.

É aí que, os membros da equipa e o seu líder, tem um papel importante a desempenhar. Eles, como subsistema da organização, são parte beneficiária e promotora na contribuição da organização para a implementação de uma política de RS.

Já existem resultados comprovados que as empresas com marcas “RS”, apresentam melhores resultados em termos financeiros e de estabilidade. Este é naturalmente um benefício repartido por tos os colaboradores.

Mas as equipas também podem ter a sua participação, através de propostas de acção, quer ao nível do desenvolvimento social, individual ou grupo, quer ao nível da intervenção da organização na sociedade.

O que o faz estar parado? Quer escrever?

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