O conflito surge das diferenças.
Quando os indivíduos se juntam em equipas de trabalho, uma série de factores como, as diferenças de poder, valores e atitudes, e os determinantes sociais, contribuem para a criação de conflitos.
As barreiras de comunicação são provavelmente as fontes mais frequentes de conflito. São os mal-entendidos, as “denúncias”, os segredinhos ou a falta de atenção que geram a falta de confiança e consequentemente o caminho do mal-estar ao conflito.
As diferenças provocadas pelos sistemas de compensação, sejam eles retribuições fixas ou prémios levam a valorizações e desvalorizações dos níveis de estatuto e auto-estima. Uma das consequências possíveis é a criação de um antagonismo ou percepção distorcida entre os membros da equipa e até de líderes de equipas diferentes.
Quando os objectivos pessoais, valores e necessidades de um líder não são satisfeitos ou são postos em causa, pode haver lugar a conflito. Nestas alturas os líderes devem chamar a si o título que ostentam, o sucesso, e analisar o impacto que as suas atitudes podem ter na sua equipa e na organização. Esse tipo de conflito interno é muitas vezes resolvido através da reflexão e ponderação dos factores instigadores de conflito.
Se estamos frente a um conflito, devemos travar cedo, ler a história completa, focar os factos e avaliar o impacto. Depois juntar tudo, observar a recompensa por resolver e finalmente analisar o ultimo recurso.
“Eu estava em casa uma tarde, quando ouvi um barulho terrível no quintal. Fui buscar os cavalos e vi que os dois garanhões tinham quebrado a barreira e estavam, cara a cara no mesmo pasto. A vista, era ao mesmo tempo fascinante e terrível para assistir e, por causa do perigo que representava para mim, a única coisa que eu podia fazer era prestar atenção. Eles levantaram-se e bateram um no outro várias vezes, gritando no alto de seus pulmões. Houve um som de golpes surdos quando os cascos atingiram a carne. Eles mordiam com qualquer parte dos dentes, que pudesse fazer uma preensão. Girando e chutando, gritando, foi um espectáculo de força animal bruta. Tudo o que se tem visto na TV sobre brigas de cavalo selvagem não pode comparar de forma alguma, com o que eu vi no pasto naquele dia. Fui buscar toda a minha força de vontade para não andar no pasto e separá-los. Eu estava com medo de que um, ou ambos pudessem incorrer em lesão grave, mas eu sabia que, tinha certeza de ser ferido, se eu interferisse. Eu tinha que ficar a assistir, impotente, o drama encenado.
A batalha parecia durar para sempre, mas realmente só durou pouco tempo. Os dois garanhões acabaram por se cansarem o suficiente para eu entrar e pôr Freddie, o garanhão alazão, no celeiro. Ele estava a sangrar da orelha e da boca. Limpei-o e vi que havia poucos danos, apenas um pequeno corte, na orelha. Ambos estavam feridos, mas ainda em boa forma. Não houve, claro, vencedor ou perdedor. Ambos os garanhões eram semelhantes em tamanho, a mesma idade e condição, por isso foi uma luta justa.” - willowellfarms.com
A resolução de conflitos entre os líderes, numa mesma organização, pode ser difícil, especialmente nos casos em que os líderes envolvidos não admitem que são parte e responsáveis pelo conflito.
Enfrentar e resolver os conflitos é quase sempre desconfortável e, muitos líderes tendem a evitar o reconhecimento desses conflitos.
Pode parecer simples, para os líderes com experiência em lidar com conflitos dentro de suas próprias equipas, resolver conflitos entre si, mas a maior parte das vezes é necessária uma estratégia específica.
Os líderes podem ser ajudados por:
Interrupção do conflito, declarando uma trégua temporária, enquanto se trabalha numa resolução.
Analisando as causas profundas do conflito e, os impactos dos estilos de comunicação, personalidades, atitudes e expectativas, no conflito.
Negociando de forma honesta a contribuição de cada lado para o litigio.
Fazendo um esforço para modificar comportamentos, atitudes, expectativas ou comunicações relacionadas com o conflito.
Muitas vezes a ajuda vem dos membros das equipas lideradas pelas partes em conflito. O histórico da cada líder faz actuar a partilha de preocupações e o carácter de coesão da equipa.
Mas se um dos líderes perde a confiança, quer dos membros d a equipa, quer da organização, a melhor solução é retirar, o factor de conflito, da cena.
Já passou por isso? Comente!
Quando os indivíduos se juntam em equipas de trabalho, uma série de factores como, as diferenças de poder, valores e atitudes, e os determinantes sociais, contribuem para a criação de conflitos.
As barreiras de comunicação são provavelmente as fontes mais frequentes de conflito. São os mal-entendidos, as “denúncias”, os segredinhos ou a falta de atenção que geram a falta de confiança e consequentemente o caminho do mal-estar ao conflito.
As diferenças provocadas pelos sistemas de compensação, sejam eles retribuições fixas ou prémios levam a valorizações e desvalorizações dos níveis de estatuto e auto-estima. Uma das consequências possíveis é a criação de um antagonismo ou percepção distorcida entre os membros da equipa e até de líderes de equipas diferentes.
Quando os objectivos pessoais, valores e necessidades de um líder não são satisfeitos ou são postos em causa, pode haver lugar a conflito. Nestas alturas os líderes devem chamar a si o título que ostentam, o sucesso, e analisar o impacto que as suas atitudes podem ter na sua equipa e na organização. Esse tipo de conflito interno é muitas vezes resolvido através da reflexão e ponderação dos factores instigadores de conflito.
Se estamos frente a um conflito, devemos travar cedo, ler a história completa, focar os factos e avaliar o impacto. Depois juntar tudo, observar a recompensa por resolver e finalmente analisar o ultimo recurso.
“Eu estava em casa uma tarde, quando ouvi um barulho terrível no quintal. Fui buscar os cavalos e vi que os dois garanhões tinham quebrado a barreira e estavam, cara a cara no mesmo pasto. A vista, era ao mesmo tempo fascinante e terrível para assistir e, por causa do perigo que representava para mim, a única coisa que eu podia fazer era prestar atenção. Eles levantaram-se e bateram um no outro várias vezes, gritando no alto de seus pulmões. Houve um som de golpes surdos quando os cascos atingiram a carne. Eles mordiam com qualquer parte dos dentes, que pudesse fazer uma preensão. Girando e chutando, gritando, foi um espectáculo de força animal bruta. Tudo o que se tem visto na TV sobre brigas de cavalo selvagem não pode comparar de forma alguma, com o que eu vi no pasto naquele dia. Fui buscar toda a minha força de vontade para não andar no pasto e separá-los. Eu estava com medo de que um, ou ambos pudessem incorrer em lesão grave, mas eu sabia que, tinha certeza de ser ferido, se eu interferisse. Eu tinha que ficar a assistir, impotente, o drama encenado.
A batalha parecia durar para sempre, mas realmente só durou pouco tempo. Os dois garanhões acabaram por se cansarem o suficiente para eu entrar e pôr Freddie, o garanhão alazão, no celeiro. Ele estava a sangrar da orelha e da boca. Limpei-o e vi que havia poucos danos, apenas um pequeno corte, na orelha. Ambos estavam feridos, mas ainda em boa forma. Não houve, claro, vencedor ou perdedor. Ambos os garanhões eram semelhantes em tamanho, a mesma idade e condição, por isso foi uma luta justa.” - willowellfarms.com
A resolução de conflitos entre os líderes, numa mesma organização, pode ser difícil, especialmente nos casos em que os líderes envolvidos não admitem que são parte e responsáveis pelo conflito.
Enfrentar e resolver os conflitos é quase sempre desconfortável e, muitos líderes tendem a evitar o reconhecimento desses conflitos.
Pode parecer simples, para os líderes com experiência em lidar com conflitos dentro de suas próprias equipas, resolver conflitos entre si, mas a maior parte das vezes é necessária uma estratégia específica.
Os líderes podem ser ajudados por:
Interrupção do conflito, declarando uma trégua temporária, enquanto se trabalha numa resolução.
Analisando as causas profundas do conflito e, os impactos dos estilos de comunicação, personalidades, atitudes e expectativas, no conflito.
Negociando de forma honesta a contribuição de cada lado para o litigio.
Fazendo um esforço para modificar comportamentos, atitudes, expectativas ou comunicações relacionadas com o conflito.
Muitas vezes a ajuda vem dos membros das equipas lideradas pelas partes em conflito. O histórico da cada líder faz actuar a partilha de preocupações e o carácter de coesão da equipa.
Mas se um dos líderes perde a confiança, quer dos membros d a equipa, quer da organização, a melhor solução é retirar, o factor de conflito, da cena.
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