Ajudem os líderes!
Para muitos líderes os últimos anos foram extremamente longos e tiveram que tomar decisões difíceis, para as quais faltou a coragem para as executar.
Muitos deles tiveram de adaptar drasticamente as suas estratégias, de se confrontar com cortes nos orçamentos e repensar tudo para sobreviver.
O que se passa com a liderança das organizações reflecte-se naturalmente nas equipas de trabalho.
Ainda está na hora de incentivar e apoiar os líderes para inovar, com mais energia e persistência para segurar e lutar por um lugar de destaque na frente de desenvolvimento.
Os líderes devem ser cada vez mais decisivos, mais rápidos e assumir riscos (calculados). Passar do que é confiável para o válido.
"O que devemos fazer?" Perguntei ao Opalino. Opalino pensou por alguns segundos antes de responder. "Nós caminhamos", disse ele, "nós andamos e andamos até que você esteja calma, sem calma, não podemos trabalhar e hoje vamos avançar. Há muito tempo que tenho sido paciente e calma, você já não é um novato. Tenho sido muito complacente com minhas aulas e se eu não lhe mostrar como controlar-me com confiança, não haverá maneira de ter um cavalo seu. "
Pela primeira vez eu estava em silêncio; Opalino tinha sido sempre a minha rocha, o meu garanhão mágico, minha inspiração e minha alegria. O meu primeiro cavalo a galope, a longo prazo 6 anos depois do meu acidente, o primeiro cavalo que me inspirou a montar a cavalo, a lembrar-me que ainda estava montando a minha paixão." - andalusians-for-you.com/lusitano-opalino-diary.
E se os líderes estão focados numa missão clara, apresentam um plano de crescimento e advogam a colaboração, então eles estarão mais aptos a motivar outras pessoas para os resultados e para transformar ameaças em oportunidades.
Se os líderes precisam de ajuda ela pode chegar por duas vias:
- O apoio dos membros das equipas em situações de maior dificuldade na resolução de problemas e a aceitação da co-responsabilidade, por parte dos membros, no sucesso da equipa e da organização.
- O apoio exterior para o desenvolvimento de novas competências de interacção e compreensão das novas realidades.
Isto significa investir tempo no desenvolvimento de liderança e na aprendizagem do aprender a aprender.
O “exemplo” transcrito e traduzido, em baixo, mostra a dificuldade de aprendizagem hoje em dia e, pode ser adaptado à realidade das empresas.
“A geração Y deseja criar, não se conformam. Eles querem cor fora da página, mas são orientados a ensinar para o teste. Eles querem trabalhar em pequenos grupos, mas são-lhe dados números incontroláveis de estudantes. Eles querem comungar com os colegas em linha e em toda a escola, mas eles estão confinados às suas salas de aula e limitado a 1-em-1 professor/orientador. Por vezes são pressionados pelos colegas para manter o status quo, mas eles querem o poder para fazer a diferença. Eles querem a estabilidade financeira e respeito, mas a importância do seu papel é monetariamente marginalizado. Eles querem co-ensinar, trabalho partilhado, receber bónus, e tentar sua acção em papéis de liderança, mas sindicatos e a política podem ser barreiras inamovíveis para o equilíbrio entre a vida e a satisfação com o trabalho ideal. Mas o mais importante de tudo, os professores Geração Y desejam o apoio de seus líderes para inovar e inspirar os seus alunos.” - edweek.org
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