Quando a confiança treme!
Muitas vezes os líderes de equipas e de organizações sentem-se confrontados com crises de confiança.
Há numerosos exemplos de líderes, que frustraram as expectativas dos membros das suas equipas, mas a maioria mantém a confiança dos seus membros e a confiança em si próprio.
É angustiante para muitos líderes receber feedback negativo em relação à confiança, mas o sentimento de falta de confiança um líder começa por ser uma percepção, que resulta de um conjunto de respostas não satisfatórias às sua solicitações.
A liderança e a confiança precisam ser conquistadas através de diligência, fidelidade e esforço aplicado no dia-a-dia.
Em tempos de crise de confiança o líder deve continuar a falar sobre o que importa.
Muitas vezes instala-se na equipa um clima de desconfiança causado pela abordagem sistemática de temas que sugerem a incerteza e apontam para a incapacidade de resolução de problemas. Este zumbido causa desconfiança se não for imediatamente e espontaneamente clarificado.
“Coerência e persistência são simplesmente uma questão de auto-disciplina da nossa parte, mas a resposta adequada só é possível se entendermos que estamos respondendo. Em outras palavras, temos de aprender a compreender o que os nossos cavalos estão a dizer. Afinal, por que devemos confiar num cavalo se uma pessoa reage com raiva ao seu medo, por um lado, ou timidamente se sobrepõe ao outro?
Porque as pessoas são verbais, tendemos a julgar as outras formas de comunicação. Os cavalos não usam palavras. Eles nem sequer usar os sons para qualquer grande medida. Mas preste atenção cavalos como eles interagem uns com os outros e com as pessoas. Os seus ouvidos, olhos, focinhos, rabos e postura corporal, tudo são comunicação.” - acreageequines.com
O líder deve ser conhecido como um contador de verdade na sua equipa e na sua organização.
Muitas vezes o líder é confrontado com a necessidade de não revelar certo tipo de informações à sua equipa e, quase naturalmente surge um zumbido apontando para algo estranho que se está a passar na equipa. Um líder tem que saber responder eficazmente, não prejudicando as suas obrigações, respeitando a curiosidade dos membros e mantendo a confiança na equipa.
A resposta a estas situações passa sempre por analisar comportamentos individuais.
Os indivíduos comportam-se de uma forma confiável ou não?
Existe apenas uma dúvida ou um mal-estar?
Devo compartilhar informações que eu sei que são úteis aos membros da equipa ou não?
Posso tratar a todos com confiança e compreensão?
Posso manter os meus compromissos, mesmo que isso tenha um custo no bem-estar da equipa?
Como posso aproveitar as oportunidades para encorajar os outros?
Os membros da equipa respondem sempre às solicitações?
Reina a sinceridade entre todos os membros da equipa?
A confiança gera poder, o poder de delegar, de inspirar e de influenciar para atingir metas. Confiar e transmitir confiança gera a coesão e evita procedimentos constrangedores. A confiança traz equilíbrio e motivação.
Qual é o seu conceito de confiança?
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