segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ansiedade e stress em equipas de trabalho

As coisas que observamos!

É um lugar-comum a palavra stress e não é demais dizer que mais vale prevenir do que vir a sofrer as consequências.

São as pequenas coisas que, não fugindo ao princípio “o todo é maior que a soma das partes, muitas vezes trazem coisas grandes difíceis de suportar e que nos obrigam a terapêuticas mais dramáticas. É o caso do stress.

Com o stress não se brinca porque não é coisa de crianças, mas muitos adultos são “heróis, por conta própria”.

Herói, é aquele que, com a sua atenção previne e mantém um equilíbrio saudável numa equipa de trabalho.

Quando um membro de uma equipa começa a utilizar um processo de comunicação de forma indirecta, falando nas costas de outros membros e envia mensagens imprecisas, ou mesmo se as suas atitudes são negativas e é insensível aos sentimentos dos outros, algo não está bem! É sinal de stress.

Se um membro da equipa mantém um reduzido sentido de humor e isso não é uma reacção a algo imprevisto, ou se a apatia com a equipa e a não manifestação de regozijo pelo sucesso fazem parte do seu dia, então é stress.

Quando uma equipa não tem coesão, tem f
alta de energia e não tem espírito de equipa, ou se a identidade da equipa está obscura e diminui a capacidade de resolução de problemas, podemos estar numa situação de stress.

Quando uma ou várias pessoas fogem às conversas sobre stress, é porque o stress se instalou e os membros da equipa não sabem como resolver o assunto.


“Ao interagir com o cavalo através da comunicação não verbal, assertividade, pensamento criativo e habilidades para resolver problemas, o cavalo actua como uma metáfora, que prevê as possibilidades de participantes em ver o que está funcionando ou não está funcionando em sua vida. Durante a participação activa, que envolve o processamento e discussão, o participante é convidado a expor sobre suas reacções, percepções, sentimentos, comportamentos e padrões. Essa interacção cria uma nova cura ou ambiente de aprendizagem e uma oportunidade de desenvolvimento pessoal que são então ponte em construção de relacionamentos saudáveis.” - coachhorse

Aqui ficam algumas dicas para os membros da equipa, incluindo o líder:

- Aumentar o contacto com as pessoas para ter uma melhor noção do que estão a enfrentar.

- Conhecer o que significa stress e qual o nível a partir do qual os sintomas não são bons.

- Mostrar preocupação principalmente com os mais sensíveis.

- Ouvir e procurar compreender a situação dos membros da equipa sem os julgar.

- Procurar compreender antes de tentar ser compreendido.

- Manifestar disponibilidade para ouvir com os outros membros da equipa.

- Reconhecer o bom trabalho na equipa mesmo nas pequenas coisas..

- Usar o senso de humor para abordar temas mais sensíveis.

- Incentivar as pessoas a à reflexão e dar-lhes algum tempo, se for necessário, para cuidar de assuntos pessoais.

- Sugerir mais actividades de equilíbrio como um tampão para o stress.

- Disponibilizar treino e formação sobre questões que eventualmente sejam fontes de stress.

- Recuperar o sentido de identidade da equipa, com "actividades de coesão da equipa", que reafirmem que a equipa existe e está apta a desenvolver trabalho com sucesso.

Promovendo a atenção aos sintomas não se corre o risco de acumular pontos negativos no quotidiano da equipa.

O líder e os membros da equipa devem ter uma estratégia para serem felizes!

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