segunda-feira, 3 de maio de 2010

Liderança situacional

Comportamento e competência!

Há quem diga que liderança, é antes de tudo, um conjunto de comportamentos e depois vêm as competências.

Os líderes de nível superior são seguidos principalmente porque eles são de confiança e são respeitados pelos colaboradores. Há quem lhes chame seguidores, mas eu não simpatizo muito com essa palavra.

A liderança de equipas é diferente da gestão, embora em muitos modelos as principais características apareçam relacionadas com as duas actividades.

A Gestão está mais relacionada com o planeamento e com a capacidade de organização e de comunicação. A liderança baseia-se muito em técnicas de gestão, mas muito mais em qualidades como a integridade, honestidade, humildade, coragem, compromisso, sinceridade, paixão, confiança, positividade, sabedoria, determinação, compaixão, sensibilidade e umas pitadas de carisma pessoal.

Autores como Blanchard, abordam a liderança como sendo uma actividade caracterizada por momentos o que permite assumi-la como dependendo das situações.


“O instinto de pastoreio é a razão pela qual os cavalos precisam de companheirismo. Um cavalo isolado é uma visão triste, e nunca é no melhor interesse do animal, ficar sozinho. Isso pode levar a doenças relacionadas com stress do corpo e da mente.
Tanto o comportamento das manadas como o comportamento individual podem estar relacionados com o sexo. Para ilustrar, as éguas podem agir mais afectuosas na época, e garanhões são notórios por suas proezas na recolha de éguas. O comportamento relacionado com o sexo é uma razão porque algumas pessoas preferem cavalos castrados, por assim dizer, ignorando a conduta motivada sexualmente.
Agora para generalizar, existem dois tipos de pessoas que gostam cavalo: quem ama cavalos e aqueles que amam desporto e passeios de cavalo. Não importa que tipo de pessoa a cavalo, no entanto, é no melhor interesse de cada manipulador, conhecer os seus animais, individualmente, o seu comportamento geral, as suas acções e suas reacções… Os cavalos são tão individuais como as pessoas são, e conhecer um temperamento especial, é absolutamente necessário para a segurança pessoal, bem como para a saúde e segurança do cavalo”.
- petshub.com

Isto significa que o líder vai desempenhar diferentes papéis, face às circunstâncias em que vive determinado momento, e de acordo com o estado de desenvolvimento na equipa dos seus colaboradores, assim assumirá atitudes mais ou menos directivas.

Podemos então, ter um líder com alto foco na tarefa e com baixo relacionamento com o colaborador quando este apresenta fracas competência e baixo compromisso, manifestando por isso pouco compromisso com a equipa. É um líder director.

Um líder coach apresenta um alto foco na tarefa e no relacionamento com o colaborador, isto porque o colaborador apresenta sinais de alguma competência, mas tem um comportamento variável em relação à disposição e/ou motivação.

Um líder de apoio surge quando apresenta baixo foco na tarefa e a sua atenção é dirigida fundamentalmente ao colaborador. Apesar de o colaborador ter competência para as tarefas, não manifesta interesse por elas e sente-se inseguro quanto às suas realizações.

Noutras circunstâncias o colaborador tem as competências necessárias à execução das tarefas e está extremamente motivado, o que faz com que o líder apresente baixo foco na tarefa e no colaborador. Por isso é um líder observador.


Como as competências dos membros das equipas vão evoluindo ou regredindo face aos desafios, o líder desempenhará o papel mais adequado à situação e assim conseguirá atingir os objectivos a que se comprometeram.

Não havendo adequação, surge naturalmente o conflito e, o descrédito do líder.

Estes papéis de liderança, confundem-se muitas vezes com a actividade de gestão. A função de um líder é conduzir a equipa para o sucesso.

Acrescente experiências!

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