O líder e os recursos disponíveis.
Mobilizar os recursos humanos é uma das competências mais exigentes para um líder de nível superior.
Essa capacidade de mobilização, muitas vezes necessária em situações inesperadas, é posta à prova sempre que há necessidade de alterar a agenda, a planificação ou alterar projectos.
Face à mudança, os recursos humanos são a componente mais próxima e mais sensível do nosso eco sistema.
Afinal são as pessoa a parte mais visível e mais importante na actividade de uma organização. Podemos pensar que precisamos de óptimas ferramentas, e isso é verdade, se queremos competir, uma vez que a concorrência também as tem, mas quem trabalha com essas ferramentas, quem as faz executar são as equipas.
Sendo a inovação o factor de competitividade mais importante hoje em dia, o papel do líder assume-se como a alavanca do alinhamento da inovação com a estratégia da empresa.
Ser capaz de mobilizar os seus recursos humanos depende agora da sua postura, do seu processo de comunicação, da sua integridade.
“Se nós observarmos uma manada de cavalos notamos que já existem padrões de comportamento estabelecidos. Cada cavalo sabe o seu lugar na hierarquia. Geralmente, não há grandes surpresas para nenhum cavalo envolvido.
Os cavalos ensinam-nos a encontrar a auto-aceitação num mundo de julgamento. À medida que aprendemos “a pensar mais como um cavalo”, desenvolvemos a nossa imaginação (intuição) e podemos criar novas possibilidades para nossas vidas (pessoais e de trabalho). Em vez de nos concentrarmos no que está errado connosco, devemos dirigir a nossa atenção para aquilo em que somos naturalmente bons. Grandes e poderosos animais, os cavalos podem facilmente ignorar-nos se nós os tentarmos dominar utilizando a força. Para conduzir um cavalo temos de convencer o cavalo que ele quer fazer o que nós, líderes, queremos fazer.
Entre outras coisas que temos que entender, sobre o cavalo, é que são animais de manada. Todas as manadas têm que ter um líder. Os cavalos não só são obrigados a seguir o líder, como também são obrigados a desafiar constantemente o líder. Um líder forte faz uma manada forte. Os cavalos sentem-se mais seguras quando têm um líder, mas também esperam o máximo de seu líder. Ocasionalmente, o cavalo irá testar o seu líder, para ver se ele ainda é digno de se lhe confiar a sua vida e segurança. O líder tem que passar os testes, caso contrário, o outro cavalo vai assumir a liderança.”
Aliado ao processo de comunicação eficaz (escuta activa) deve vir uma imagem de um percurso coerente capaz de clarificar os objectivos que a equipa deve atingir.
Mesmo que o líder seja um recém-chegado e neste caso candidato a líder há necessidade de colocar todos os seua atributos em campo e dá-los a conhecer à equipa.
O líder alavanca a sua experiência e motiva, reconhecendo as competências da equipa e mostrando quais os benefícios a recolher para a equipa e para a organização.
A rapidez na detecção e a agilidade na resolução de problemas transporta firmeza e renova energias ao líder. O líder é reconhecido pelo seu papel.
Para que um líder seja capaz de mobilizar pessoas, ele tem de acreditar que, mesmo sacrificando interesses pessoais, é capaz de alavancar a equipa e/ou a organização para o sucesso. Ele tem de ser conhecido pelo ”líder que acredita”!
O sucesso ou sucessos são os resultados da inovação alinhada com a missão, valores e objectivos.
Construir uma cultura de inovação é construir uma cultura de sucesso.
Mas se preferir deixe-se ficar pelos velhos costumes até à extinção. Mas não leve ninguém consigo!
Mobilizar os recursos humanos é uma das competências mais exigentes para um líder de nível superior.
Essa capacidade de mobilização, muitas vezes necessária em situações inesperadas, é posta à prova sempre que há necessidade de alterar a agenda, a planificação ou alterar projectos.
Face à mudança, os recursos humanos são a componente mais próxima e mais sensível do nosso eco sistema.
Afinal são as pessoa a parte mais visível e mais importante na actividade de uma organização. Podemos pensar que precisamos de óptimas ferramentas, e isso é verdade, se queremos competir, uma vez que a concorrência também as tem, mas quem trabalha com essas ferramentas, quem as faz executar são as equipas.
Sendo a inovação o factor de competitividade mais importante hoje em dia, o papel do líder assume-se como a alavanca do alinhamento da inovação com a estratégia da empresa.
Ser capaz de mobilizar os seus recursos humanos depende agora da sua postura, do seu processo de comunicação, da sua integridade.
“Se nós observarmos uma manada de cavalos notamos que já existem padrões de comportamento estabelecidos. Cada cavalo sabe o seu lugar na hierarquia. Geralmente, não há grandes surpresas para nenhum cavalo envolvido.
Os cavalos ensinam-nos a encontrar a auto-aceitação num mundo de julgamento. À medida que aprendemos “a pensar mais como um cavalo”, desenvolvemos a nossa imaginação (intuição) e podemos criar novas possibilidades para nossas vidas (pessoais e de trabalho). Em vez de nos concentrarmos no que está errado connosco, devemos dirigir a nossa atenção para aquilo em que somos naturalmente bons. Grandes e poderosos animais, os cavalos podem facilmente ignorar-nos se nós os tentarmos dominar utilizando a força. Para conduzir um cavalo temos de convencer o cavalo que ele quer fazer o que nós, líderes, queremos fazer.
Entre outras coisas que temos que entender, sobre o cavalo, é que são animais de manada. Todas as manadas têm que ter um líder. Os cavalos não só são obrigados a seguir o líder, como também são obrigados a desafiar constantemente o líder. Um líder forte faz uma manada forte. Os cavalos sentem-se mais seguras quando têm um líder, mas também esperam o máximo de seu líder. Ocasionalmente, o cavalo irá testar o seu líder, para ver se ele ainda é digno de se lhe confiar a sua vida e segurança. O líder tem que passar os testes, caso contrário, o outro cavalo vai assumir a liderança.”
Aliado ao processo de comunicação eficaz (escuta activa) deve vir uma imagem de um percurso coerente capaz de clarificar os objectivos que a equipa deve atingir.
Mesmo que o líder seja um recém-chegado e neste caso candidato a líder há necessidade de colocar todos os seua atributos em campo e dá-los a conhecer à equipa.
O líder alavanca a sua experiência e motiva, reconhecendo as competências da equipa e mostrando quais os benefícios a recolher para a equipa e para a organização.
A rapidez na detecção e a agilidade na resolução de problemas transporta firmeza e renova energias ao líder. O líder é reconhecido pelo seu papel.
Para que um líder seja capaz de mobilizar pessoas, ele tem de acreditar que, mesmo sacrificando interesses pessoais, é capaz de alavancar a equipa e/ou a organização para o sucesso. Ele tem de ser conhecido pelo ”líder que acredita”!
O sucesso ou sucessos são os resultados da inovação alinhada com a missão, valores e objectivos.
Construir uma cultura de inovação é construir uma cultura de sucesso.
Mas se preferir deixe-se ficar pelos velhos costumes até à extinção. Mas não leve ninguém consigo!
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