sábado, 17 de julho de 2010

Pequenas etapas mas consistentes

Metas, objectivos e motivações

Quando se trabalha em equipa há sempre um projecto subjacente que eventualmente não é considerado como um projecto por não apresentar as características tradicionais de projecto.

Mas há sempre tarefas a realizar quando temos um objectivo como por exemplo, definir metas para o ajudarem a traçar o nosso caminho.

Quando nós aprendemos a andar de bicicleta, verificamos como era difícil manter uma linha recta enquanto pedalávamos.

Isso acontecia porque nós tendemos a estar tensos e limitamos o nosso foco ou atenção, prestando muita atenção à bicicleta e ao que está ao seu redor.

Quanto mais olhamos para o lado ou á nossa volta mais dispersamos daquilo que realmente queremos fazer e que é andar de bicicleta para a frente.

No trabalho em equipa acontecem coisas semelhantes. Devemos manter os nossos objectivos sempre em mente.

Como forma de auxiliar a manutenção desse foco devemos descrever pequenas metas para atingir o grande objectivo.


“A gama de técnicas de treino e objectivos do treino é grande, mas conceitos base de formação animal aplicam-se a todas as formas de treino do cavalo. O objectivo inicial da maioria dos tipos de treino é criar um cavalo que é seguro para os seres humanos (na maioria das circunstâncias) e capaz de realizar uma tarefa útil para o benefício dos seres humanos.
Depois de um jovem cavalo é ensinado a conduzir e outras competências básicas, várias tarefas podem ser introduzidas à medida que o cavalo envelhece e enquanto ele ainda é jovem demais para ser montado. Algumas escolas de formação fazem um grande trabalho com os cavalos jovens durante seus primeiros anos de até prepará-los para a equitação, outros apenas reforçam as lições base ensinadas ao cavalo como um potro e simplesmente mantêm o cavalo acostumado à presença de seres humanos.-
wikipedia

O líder deve concentrar-se noutra coisa mais do que apenas nas tarefas imediatas. O líder deve lembrar-se do objectivo global.

Às vezes, a meta que estamos a tentar alcançar é tão grande que, pensar que o objectivo e os resultados desejados podem realmente motivar é um engano.

Em vez de nos motivar para acção a distância a que estamos de atingir esses objectivo e a sua dimensão podem provocar falta de energia ou motivação.

Festejar o sucesso pela realização de pequenas tarefas ao longo do caminho a percorrer é fundamental.

O objectivo pretendido parece tão grande e impossível que faz com que a inacção se instale. É muitas vezes esse o momento em que os membros da equipa precisam de ajuda e o líder assume a sua função de condutor.

Se as pessoas pudessem chegar à meta sozinhas não haveria necessidade de um líder.
Uma equipa tem dentro de si elementos de acção que promovem uma energia colectiva capaz de obter resultados de dimensão elevada.

Ao aceitar as pequenas tarefas como passos importantes na conquista do objectivo, cada membro da equipa encontra dentro de si a responsabilidade como factor de motivação. Ele sabe que a sua participação é importante e que sem ela a equipa não atingirá o sucesso.

São as pequenas conquistas que fazem chegar o reconhecimento e se transformam em acções de aprendizagem que permitem o crescimento individual e do grupo.

Ao líder cabe estabelecer as ligações entre os membros para que as tarefas realizadas tenham significado e produzam sentido ao trabalho colectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário