sexta-feira, 9 de julho de 2010

Reflectir o trabalho em equipa

Pensar a equipa depois das férias

Um bom reinício de trabalho inclui uma reflexão sobre o que se passou para poder melhorar o ambiente de trabalho e diminuir falhas nos processos e nas relações.

Para criar uma equipa de alta energia é preciso estabelecer formas de abordar as questões relacionadas com a equipa. Cada questão deve ser objecto de uma discussão contínua que facilite a aprendizagem.

Parece que sabemos quem somos!

Cada membro de uma equipa traz um conjunto de forças para o esforço que é necessário fazer em conjunto mas as abordagens aos problemas são feitas de forma diferente.

As diferenças individuais podem ser aproveitadas para alcançar níveis de desempenho máximo.

Qual é a nossa posição?

Antes de a equipa se preparar para movimentos numa possível direcção, antes de planear é fundamental analisar as fraquezas e as forças, oportunidades e ameaças da equipa.

Com este conhecimento garantido e clarificado junto da equipa é possível verificar se os recursos disponíveis são adequados ao trabalho que a equipa pretende desenvolver.


“O trabalho em equipa, velocidade, habilidade e toda a comunicação estão ligados, com um pouco de sorte, com o desporto ocidental do team penning (Equipa de curral).
Tudo começou anos atrás com um objectivo prático. De forma a marcar, levar ao médico ou transportar vacas isoladas, os fazendeiros tiveram que separá-los do rebanho. Tal como os animais “presa”, separar uma única vaca da segurança da manada não foi uma tarefa fácil. Adicione dois companheiros de equipa e monte um relógio à mistura, e você tem o básico de hoje para encerrar equipa.
O evento começa com 30 vacas, cada uma marcada zero a nove em múltiplos de três, numa extremidade de uma arena (três vacas estão marcadas com um zero, três são marcadas com um, três são marcadas com um dois, etc.) Uma equipe de três concorrentes alinha-se e um locutor chama um número. Os cavaleiros então correm contra o relógio para separar cada vaca estrategicamente (três no total) com esse número. Uma vez separadas, as vacas devem ser reunidos numa àrea na outra extremidade da arena.”
- horsechannel.com

Qual a direcção que pretendemos tomar?

Uma equipa não se prepara para andar em círculos nem para testar labirintos. Uma equipa prepara-se para encontrar saídas e isso é possível trabalhando com energia, empenho e entusiasmo. A equipa tem que ter uma visão que está alinhada com a missão da organização e objectivos.

Como transformar?

Para transformar um sonho em realidade, é necessário definir de forma sistemática os objectivos, refinar métodos e processos e avaliar desempenhos para promover melhorias. É importante para planear a rota e registar os momentos da viagem para futuras aventuras. Transformar um sonho em realidade é uma viagem que pode ser atribulada.

A equipa e a organização!

Os membros de uma equipa são incapazes de realizações surpreendentes se não souberem o que querem fazer. Numa equipa todos os membros têm de compreender perfeitamente a descrição das suas funções, o seu papel na equipa e acima de tudo quais as suas responsabilidades e como isso se traduz em energia.

Estamos quase prontos! E agora?

Uma equipa de alto desempenho precisa de apoio constante. Apoiar imã equipa não significa apenas dar recursos físicos de última geração. É necessário formar, facilitar, treinar e aconselhar todos os membros da equipa incluindo o seu líder. A organização não pode deixar a equipa à deriva.

Agora está na hora de mostrar eficácia!

Aquela equipa que analisa periodicamente a sua eficácia e melhora continuamente o seu desempenho, parte com uma vantagem competitiva para novas aventuras. Aprender com boas e más práticas torna o céu limpo para futuras viagens.

Conseguimos! E depois?

De uma forma geral, a maioria das equipas não vão atingir níveis altos de energia a menos que haja reconhecimento adequado para as realizações de todos os membros da equipa, sem excepção.

Mesmo os membros com prestações menos significativas devem ser reconhecidos e recompensados, se de facto integrar o todo da equipa. Pequenas participações são muitas vezes vitais para atingir o sucesso.

Avaliar a prestação de uma equipa deve ser encarado como uma atitude de extrema dificuldade e que obriga a um acompanhamento constante de todos os membros.

Sem comentários:

Enviar um comentário