domingo, 11 de julho de 2010

A satisfação no trabalho e os resultados do trabalho!

A satisfação no trabalho

Há pessoas que se sentem bem quando trabalham sozinhas. Outras não conseguem trabalhar sem ser em equipas, mas todas elas querem sentir satisfação no trabalho.

Em qualquer dos ambientes o desempenho individual é geralmente determinada por três factores:

- A motivação, o desejo ou energia para fazer o trabalho.

- A competência, a capacidade de fazer o trabalho.

- O ambiente de trabalho, as ferramentas, materiais, espaço físico e informações necessárias para fazer o trabalho.

Se, numa organização, um colaborador não
tem capacidade ou as competências adequadas à função que exerce, o líder pode fornecer formação ou substituir o trabalhador.

Se houver um problema ambiental, o líder pode procurar colmatar as falhas para promover um melhor desempenho.

Mas se a motivação é o problema, a tarefa do líder é um bom desafio.



"• Dentro do reino animal, os cavalos são considerados atletas de elite por causa de sua fisiologia única.
• Uma vez que eles realizam a um nível tão fenomenalmente alto , mesmo a menor mudança na sua saúde podem derrubar o seu desempenho.
• Estes minutos, muitas vezes subtis efeitos na sua saúde que afectam o desempenho é realmente desafiador por vezes para detectar, requerem cuidados especiais testes de diagnóstico.
• É importante investigar um declínio no desempenho de imediato, pois só vai piorar com outras actividades desportivas.
• As causas mais comuns de mau desempenho são normalmente classificados pelo sistema do corpo que afecta :
1. O sistema músculo-esquelético (ossos, articulações e músculos)
2. O sistema respiratório (Nariz, vias aéreas superiores, traqueia, pulmões)
3. O sistema cardiovascular (Coração, vasos sanguíneos, o sangue)
4. O sistema nervoso (Nervos do cérebro, medula espinhal)
5. O sistema gastrointestinal (intestinos, estômago),
• Sintomas claramente visíveis que podem ser identificados com um sistema órgão específico muitas vezes não são evidentes durante os primeiros estágios de doenças que afectam o desempenho.”
- tufts.edu

Sem queremos generalizar ou criar perfis de fantasia, todos nós, quando reflectimos um pouco com honestidade consciente, chegamos à conclusão que o nosso comportamento é um fenómeno complexo. Mas não apenas o nosso, o dos outros também, e eventualmente mais complexo quando se trata do comportamento de uma equipa ou do comportamento organizacional.

Não raramente, o líder pode não ser capaz de descobrir porque o membro da equipa não está motivado e como poderá facilitar a mudança de comportamento.

A motivação desempenha um papel vital na satisfação e nos resultados do trabalho. A falta dela pode influenciar negativamente o desempenho e devido à sua natureza intangível. Não é software, não é ar condicionado.

Um ambiente favorável à falta de motivação é o stress e muitas vezes eliminando-o facilitamos a motivação.

As cinco situações que são mais comuns, e para as quais o líder deve estar atento, no desenvolvimento de stress são:

- A responsabilidade pelo trabalho dos outros - Objectivos conflituantes de grupos e organizações, de grupos e indivíduos e conflitos internos (próprios) especialmente no caso do líder. Muitas vezes conflitos de valores.

- Funções inovadoras – O estabelecimento de prioridades face a diferentes demandas psicológicas entre os aspectos da rotina e o lado criativo.

- Integração ou funções de fronteira – Na falta de capacidade ou possibilidade de controlar os pedidos dos membros da equipa o líder é obrigado a “gerir emoções”.

- Problemas de relacionamento - as dificuldades com um líder ou com os membros da equipa por força de conflitos de personalidade.

-Incerteza no futuro – A falta de perspectivas ou falta de auto-confiança promove insegurança e cria ansiedade permanente.

O primeiro passo para resolver um problema é a sua identificação! Pense nisso! Identifica claramente o porquê da não satisfação ou do fraco desempenho.

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