sábado, 7 de agosto de 2010

As equipas que evoluem!

Enfrentar a adversidade promove a criatividade

Por natureza todos nós somos criativos, e muitos dos líderes de equipas de alto nível, percebem que a criatividade é essencial para o sucesso de uma organização.

Ao mesmo tempo verificamos que muitos desses líderes passam a vida a falar do que se fala e como têm um caminho de bem trilhado padrões organizacionais, normalmente criam barreiras para a criatividade.

Em muitos casos, nem se apercebem disso e por isso é necessário relembrar os nomes de algumas pedras que eles colocam no caminho das equipas e que é necessário remover se realmente a organização pretende estimular a criatividade.

Essas barreiras são como pedras no sapato ao longo de uma caminhada.

Pedra 1 – Qualquer membro da equipa só pode cometer um erro. A partir daí tem obrigação de fazer tudo direito. Não há tempo a perder! Não faz sentido arriscar.

Trabalhar assim não tem graça e todos sabemos que falhar e falhar cedo significa uma oportunidade para criar uma coisa mais rica. Seguir os modelos tradicionais da eficiência não significa evolução.

Pedra 2 - Tudo o que é novo é suspeito e o líder tem que manter o seu estatuto de perito incontestável. Algo novo pode custar dinheiro, as prioridades mudam, há que diluir o esforço, diminuir a responsabilidade ou causar um grande número de alterações. Tudo tem de ser justificado.

Para esconder o medo da mudança alguns líderes usam um cesto de lixo grande para as ideias que lhes são apresentadas e nunca põem a hipóteses de elas serem avaliadas.

Pedra 3 – O líder já teve uma ideia com grande sucesso e até foi por isso que ele foi promovido. Agora vê-se confrontado com ideias de potencial idêntico e teme pelo seu prestígio.

Nestas alturas alguns líderes preferem repousar no seu antigo sucesso e não partilhar o seu estatuto de génio criativo. Claro que nem todos são assim e ao partilhar reforçará não só o seu estatuto como criativo bem como o de líder de alto nível.


“Uma das partes mais básicas dos cuidados de casco de cavalo está escolhendo para fora da lama, esterco, pedras e outros detritos da sola dos cascos do seu cavalo. E, no entanto, esta é uma das partes mais negligência nos cuidados do cavalo. Mantendo os cascos do seu cavalo limpo ajuda a prevenir doenças de casco comuns tais como o tordo. Às vezes, o seu cavalo vai ter pequenas pedras que se alojam nos sulcos do sapo, que pode causar hematomas. Escolhendo os cascos do seu cavalo também remove embalado lama ou neve, que pode simplesmente deixar desconfortável para o seu cavalo para andar. Lavagem pés do seu cavalo irá proporcionar uma melhor visão dos problemas como uma perfuração de algo como um prego.” - frontrangefrenzy.com

Pedra 4 – Um membro de uma equipa tem que mostrar que as suas conversas são sobre como obter o trabalho feito, que tudo que faz é no sentido de obter tudo feito, e que não há tempo perdido com ideias.

Os líderes esquecem que as brincadeiras com ideias muitas vezes são a propósito de inovação nos processos e ferramentas que fazem com que as coisas sejam feitas em menos tempo e com mais qualidade.

Pedra 5 - Para uma equipa com atribuições, horários, e prazos às vezes é muito difícil encontrar tempo para serem criativos. O passado volta a mandar e não há espaço para reservar um tempo para considerar uma nova abordagem.

Os líderes não estudaram a lição sobre gestão de tempo e tal como em relação a outras matérias como com a responsabilidade social, esqueceram-se que a criatividade é uma alavanca para a motivação da equipa.

Pedra 6 - Alguns líderes têm uma reputação de não estar interessado em novas ideias decorrentes dos membros das equipas.

Alguns pensam inclusive que gerar ideias faz parte das suas funções ou atribuições, mas neste caso nem sempre são os únicos responsáveis. Há membros de equipas que pensam que se é chefe é ele que tem de ter ideias. “É para isso que lhe pagam!”

Divirta-se! Seja criativo!

Sem comentários:

Enviar um comentário