quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Compromisso e confiança em equipas de projecto

Uma visão faz a diferença

As equipas com elevado desempenho começam sempre com um exercício de relacionamento.

É a partir de um primeiro contacto que os futuros membros de uma equipa tomam consciência do seu potencial de relacionamento, fundamental para a criação e desenvolvimento de uma equipa de trabalho que pretende atingir altos níveis de rendimento e eficácia.

Com alguma frequência a nossa primeira impressão marca o trajecto e tipo de relacionamento que iremos ter ao procurar colaborar com outros membros da equipa.

Por isso devemos reflectir sobre esses primeiro contacto e clarificar a nossa impressão seja ela boa ou má.

Também com alguma frequência verificamos que as nossas competências de relacionamento não são as mais adequadas para trabalhar com outras pessoas. Ou porque gostamos de trabalhar sozinhos ou porque não temos experiência de trabalho em grupo, criamos resistências à colaboração.

Mas trabalhar numa equipa de elevado desempenho significa que os membros da equipa têm de interagir e mover-se em direcção a desafios, através da mudança e com confiança.

Trabalhar bem em qualquer equipa gera energia e entusiasmo que é distribuído e absorvido por todos.

Para vencer esses desafios é importante que todos os membros da equipa sigam alguns princípios fundamentais como a capacidade de entusiasmar a equipa com os grandes resultados esperados.

Grandes resultados significam planear os objectivos que atraem colaboração. O primeiro passo é a visão do projecto como um objectivo e deve conter um desafio, apelo ao orgulho pessoal, e sabendo isso, proporcionar uma oportunidade para fazer a diferença.

Para vencer esses desafios é preciso o compromisso de todos os membros da equipa.
Mas nem todos os membros trabalham à mesma velocidade ou tem as mesmas competências, e é preciso que essas diferenças não signifiquem falta de compromisso.


“A vantagem de aprender com os cavalos é que os cavalos respondem ao relacionamento honesto e entusiasta, a liderança com visão de futuro credível, e ao trabalho em equipa comprometida e envolvente. Os cavalos têm uma incrível capacidade de ressoar e reflectem de volta para nós a nossa própria fé. Não se trata de equitação, nem você montar a cavalo. Na parceria com cavalos no nosso programa "Experiential Learning com Cavalos " você terá a oportunidade de esclarecer a sua visão, incorporar o seu compromisso, expandir a sua capacidade natural, a eficácia da equipa e capacidade de organização.
Os cavalos são líderes naturais – A manada é relacionalmente responsável. Os cavalos são líderes natos confiando nos seus sentidos, sabendo qual o seu objectivo e tomam medidas claras. Uma manada de cavalos é inclusiva - todos pertencem, todos são essenciais a todas matérias. O relacionamento é fundamental na manada - é baseado na confiança, comunicação clara, e na importância de colocar cada cavalo em manada.”
- spirit-of-leadership

Aos objectivos e compromisso teremos que combinar a confiança.

A confiança é o antídoto para os receios e os riscos de comprometimento significativo. Confiança significa confiança na liderança de equipa e visão e quando ela é sólida, os membros da equipa estão mais dispostos a passar por processos de adversidade.

A confiança é estabelecida de forma mais eficaz quando a liderança se compromete com a visão em primeiro lugar, e todos sabem que esses compromissos são verdadeiros.

E finalmente, para que a equipa funcione com todo o seu potencial e atinja os grandes resultados esperados é importante que todos se sintam em casa. Todos os membros da equipa devem estar incluídos no projecto.

A liderança terá que trabalhar a sua inclusão, pelo respeito, integridade, confiança e competência e fará com que todos os membros da equipa participem com os seus domínios de conhecimento e habilidades no projecto global. Ninguém pode sentir-se desnecessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário