quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Criação de valor e o alto desempenho da equipa de projecto



Duração de projectos

Se um líder consegue criar uma equipa de alto desempenho, então ela vai influenciar fortemente a criação de valor. Se o líder não for capaz, irá então enfrentar graves dificuldades.

As equipas estão sempre dependentes de um projecto, tenha o projecto, um significado mais amplo ou mais restrito.

O desempenho das equipas e consequentemente das organizações depende de alguns factores chave:

- A duração do projecto é uma variável com um peso enorme na eficácia da equipa de trabalho. Dois extremos podem desde já ser considerados, um demasiado longo, que permite o relaxamento indevido e outro, demasiado curto que acarreta alta tensão nos colaboradores.

- Uma equipa preparada, e portanto atenta e focada, conhece esses dois perigos que podem surgir e clarifica todos os tempos e métodos envolvidos no projecto de forma a tornar realista a sua execução.

- Não pode haver lugar a exageros de optimismo nem receios infundados e consequentes estimativas adulteradas.


“Os cavalos que nunca foram ensinados a serem montados podem aprender em qualquer idade, embora possa levar um pouco mais de tempo para ensinar um cavalo mais velho. Um cavalo mais velho que é usada por seres humanos, mas não tem maus hábitos é mais fácil colocar sob a sela do que cavalos selvagens retirados dos espaços abertos selvagens. No entanto, um cavalo selvagem adulto será mais fácil de treinar do que um animal domesticado que já havia aprendido a tratar seres humanos com desrespeito.”
“ A equipa é mais do que um animal usado em conjunto para o projecto. Os animais podem ser organizados de várias maneiras. Enquanto um único animal é geralmente colocado entre dois eixos, um par (dois animais) é normalmente atrelado ao lado de um pólo único entre eles. A troika é uma equipe engatou em uma única linha de três: o cavalo no centro de poços e cada um dos outros dois engataram em ambos os lados. Um engate tandem tem um animal em eixos traseiros, em seguida, um ou mais outros atrelados à frente do primeiro, numa única fila.”


Ao longo do projecto os membros da equipa, bem liderados, têm sempre consciência da importância da manutenção da integridade colectiva de forma a evitar desvios repentinos nos objectivos propostos e aceites. Surtos de criatividade devem ser propostos e não implementados em conhecimento dos restantes embros.

O ambiente necessário para uma execução eficaz terá de ser de comunicação clara, responsabilização individual e da equipa, e de acordo (aceitação) com a estratégia da organização.

Eu só posso mudar se estiver para tal autorizado (apoiado).

Tendo consciência clara da gestão do tempo, da necessidade de coesão e integridade e estando suportados na manifesta vontade organizacional os membros da equipa partem para o sucesso conhecedores dos esforços extraordinários que isso implica.

Uma equipa com um projecto, à partida, tem três destinos possíveis:

- A demonstração da sua incapacidade!

- A constatação das suas limitações e diagnóstico de necessidades de formação.

- O sucesso e o reconhecimento por ser uma equipa de alto desempenho.

Sem comentários:

Enviar um comentário