sábado, 24 de julho de 2010

Equipas que pensam em inovação

Novos espaços preenchidos

Para que uma organização possa liderar esforços de desenvolvimento de competências na sua actividade, é necessário criar equipas inter-funcionais sejam elas formais ou informais.

Estas equipas podem também preencher espaços em branco entre as unidades de negócios existentes ou dinamizar o fluxo de informação e execução.

A interacção entre os indivíduos é essencial para criatividade de grupos e para o processo de inovação.

Enquanto atitude individual, a criatividade é importante, e mesmo crucial para as empresas, no entanto a criatividade dos grupos apresenta-se com mais-valias inesperadas.

À medida que hoje, os sistemas complexos de produtos e serviços se vão apresentando, torna-se necessária a combinação de conhecimentos de diversas disciplinas e várias experiências pessoais.

A Inovação, seja ela revelada através de novos produtos e serviços, novos processos ou novos modelos de negócio raramente é um acontecimento individual.


“Andar a cavalo é um desporto em que as mulheres são excelentes. Pode-se tentar explicar o seu sucesso, porque eles são mais leves do que os homens e têm vantagens anatómicas óbvias para a sela. Isto certamente não é tudo. Após 70 anos de equitação e estreita associação com os cavaleiros, estou convencido de que a razão mais importante para a primazia feminina no desporto é a sua capacidade de se relacionar com os cavalos. É em parte uma questão de sensibilidade e paciência. É também uma questão de vontade para confiar numa verdadeira parceria, onde o todo é muito mais poderoso do que a soma das partes.
Os homens são muitas vezes demasiado preocupados com a necessidade de mostrar sua força macho em dominar um cavalo e estão menos dispostos a buscar um relacionamento harmonioso. Parece muitas vezes que sentem que têm de dominar um cavalo e torná-lo totalmente subservientes à sua vontade. Muitos deles, ficariam contentes se um cavalo reagisse da mesma forma insensível como um automóvel ao rodar o volante, pôr um pé no freio ou empurrar o acelerador. Algumas pessoas estão apenas mais à vontade com máquinas que obedecem sempre sem questionar até mesmo os comandos suicidas.”
- ridingtours.com

A cooperação criativa e a polinização cruzada de ideias são críticas.


Em equipas multifuncionais, os indivíduos de diferentes origens, de conhecimento ou cultura, baseiam-se em anos de conhecimento tácito, bem como de conhecimento explícito, para contribuir para o resultado da equipa.

A dimensão tácita das suas bases de conhecimento é uma contribuição especialmente valiosa para os projectos de inovação. As perspectivas com base em tal conhecimento não pode ser obtida de outra forma, excepto por meio da interacção, mesmo que, a esta, corresponda contar histórias.

Nós só conseguiremos chegar a resultados surpreendentes e inesperados na presença de uma audiência repleta de desafios e com perspectivas muito diferentes de outras pessoas, para procurar para além do que inicialmente parece ser uma solução óbvia.

As equipas heterogéneas e multifuncionais são mais inovadoras do que as funcionalmente homogéneas.

No fundo falámos de sinergia ou a energia ou força criada pelo trabalho conjunto de várias partes ou processos.

Sinergia nos negócios é o benefício que resulta da combinação de dois ou mais elementos (ou empresas), de modo que o desempenho do conjunto é maior do que a soma dos elementos individuais (ou empresas).

Sem comentários:

Enviar um comentário