quarta-feira, 7 de julho de 2010

Olhar para a adversidade

Não é um constrangimento, não é uma falha!

Tratar a adversidade como oportunidade é um desafio interessante e é parte obrigatória do caminho para o sucesso.

Até chegar ao sucesso um líder vai experimentar muitas e pontuais situações de contrariedades.

Por vezes parece que a confiança em si próprio e nos outros está em declínio ou então a falta de controlo e deficiente relacionamento surgem com assiduidade. São restrições ao sucesso que um líder tem e pode eliminar.

A adversidade muitas vezes vence-se ou ultrapassa-se eliminando um aspecto não visível, isto é, o ponto cego de um líder pode desaparecer com um afastamento, um sair fora da caixa.

O líder tem de reconhecer as suas limitações e as dos seus colaboradores e isso não é possível sem um olhar de fora do ambiente.

Quando enfrentamos um problema podemos sempre utilizar toda a nossa energia para o resolver ou optarmos por uma atitude de fuga. Esta segunda hipótese não vai além de um arrastamento colectivo para o desastre.


Quando um líder procura resolver um problema ele sabe que a sua energia deve ser adequada à dimensão desse problema. Excessos de energia devem ser utilizados em ambientes adequados. Não se gasta a mesma energia ao festejar o sucesso que se gasta ao festejar uma pequena disfunção.



“Se o seu cavalo está com problemas comportamentais ou diminuição do desempenho devido a músculos tensos ou espasmos musculares, massagem terapêutica pode ajudar a criar um cavalo bem equilibrado mentalmente, emocionalmente e fisicamente. A fadiga muscular e/ ou espasmos podem afectar os cavalos de forma semelhante aos humanos. As fibras musculares tornam-se tensas e podem provocar espasmos de sobre extensão ou de uso. Quando as fibras musculares são mantidas juntas, causa um espasmo que diminui o movimento e causa desconforto. Se um espasmo não é quebrado, pode continuar a recolher mais fibras para si e pode aumentar de tamanho e intensidade da dor.”

A energia que se gasta ao enfrentar a adversidade tem de ser imediatamente resposta para poder responder às exigências de um projecto. Um líder recomposto das dificuldades de trajecto com vista ao sucesso deve ser realista, deve disseminar mensagens motivadoras, propor objectivos tangíveis e mensuráveis e acima de tudo desacreditar os seguintes “mitos”:

- A maior parte das inovações são da responsabilidade de um génio solitário.

- Só os técnicos são inovadores. A inovação é tecnologia.
- Se não é novo universalmente não é inovação.
- A inovação é um caso de sorte e não pode ser gerida.
- A criatividade e a disciplina não podem viver juntos.

O líder tem de clarificar estes pontos e criar um ambiente de abertura onde todos os elementos da equipa tenham oportunidade de desenvolver as suas melhores facetas.

Os problemas são convites à criatividade por isso, as ideias têm uma vida delicada. Não as maltrate.

Sem comentários:

Enviar um comentário