segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A importância de cada um e da equipa na Organização

A vontade que não existe.

È uma frase já comum mas não é mais do mesmo dizer que a soma das partes é menor (pelo menos diferente) que o todo!

Num ambiente de equipa, cada membro contribui para o sucesso, não só da equipa, mas também para o sucesso global da organização.

Cada um trabalha com outros membros da organização para produzir esses resultados, independentemente de considerar que a sua função é amais ou menos importante dentro da organização.

A função de cada membro da equipa só existe porque faz parte de uma imagem global, a organização. E essa imagem só é nítida quando o líder cumpre a sua função com coerência e integridade, quando não há lugar a focos despropositados ou realces desnecessários.

Algumas perguntas, algumas respostas!

A liderança comunica claramente as suas expectativas para o desempenho da equipa e os resultados esperados?

Claro que não comunica! Dizem os membros da equipa porque o assunto foi tratado em reunião e a acta não é realizada em tempo útil. Há situações que são consideradas implícitas, mas que só são válidas para o líder.

Os resultados não são os esperados, são os que a liderança deseja mas não são fundamentados na avaliação feita pela equipa. Não há colaboração, não há boa comunicação.



"Ensinar o seu cavalo de rédea no pescoço não é tão complicado como muitos pensam, mas toma tempo, esforço e consistência. Devemos deixar que o cavalo saiba o que quer fazer e trabalhar com ele de forma consistente o suficiente para que ele responda todas as vezes que lhe pedir. A resposta deve tornar-se uma segunda natureza (automática), para o cavalo. E torna-se uma segunda natureza, por lotes de repetição e consistência.
Se você está confuso sobre directos e indirectos de rédeas, lembre-se que a rédea directa é aquela que directamente puxar a boca e com a rédea indirecto é aquele que você carregue em seu pescoço. Lembre-se de usar apenas a pressão tanto quanto você precisa para começar o trabalho, a ideia é fazer com que os resultados obtidos com a luz de uma sugestão possível. Tente levemente, em seguida, mais difícil se você não obtiver resultados. E volta sempre para mais claro logo que o cavalo entende o que você quer.”
– hideawayhorses

Os membros da equipa compreendem porque a equipa existe? Que significado tem a sua actividade?

Não! Eles não compreendem porque sempre que existe um erro não é reconhecida à equipa o esforço de aprendizagem e os comentários sobre o seu potencial são negativos. A liderança não promove a confiança da equipa.

Será que os membros da equipa entendem que a estratégia de usar equipas ajuda a organização a atingir os seus objectivos de negócio?

Nem pensar! A equipa não se sente bem como equipa porque há muitas diferenças de personalidades e de conhecimento. Mais valia cada um fazer o que sabe e deixar os outros em paz. O líder não controla!

A equipa entende onde o seu trabalho se encaixa no contexto total das metas da organização, princípios, visão e valores?

Os valores são o dinheiro, subsídios e horas extras. Missão? A equipa diz que não são tropas especiais nem forças armadas de qualquer espécie. Se isso existe a equipa desconhece o que é quanto mais se o trabalho se encaixa no propósito da empresa.

Os membros da equipa sentem-se comprometidos com a organização?

Os compromissos são com os amigos e com a família. A empresa compromete-se a pagar o vencimento e eu comprometo-me a cumprir o horário.

Estas respostas devem ser encaradas como fictícias embora saibamos que elas existem na mente de muitas pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário