quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Líderes e a mudança tranquila

Inteligência Emocional e Social

Quando observamos os líderes de nível superior verificamos que eles são grandes pensadores tanto a nível estratégico como táctico. São rápidos nos seus movimentos e sabem como identificar um problema mais rapidamente do que ninguém. Tanto jogam uma partida rápida de xadrez como evitam o cheque mate em longas partidas.

Mas um bom líder também sabe desmontar de "um cavalo morto" numa corrida.

No passado recente, as grandes somas investidas em pesquisa e desenvolvimento pela Formula Um levaram algumas empresas levou a uma ampla gama de inovações, muitos dos quais passaram a melhorar as vidas das pessoas comuns.

Com a retenção de custos na maior parte das actividades as equipas competitivas tendem a concentrar-se em melhorias incrementais e imediatas que oferecem retornos rápidos dos seus investimentos, enquanto as grandes inovações tendem a demorar algum tempo a dar frutos.

Este exemplo mostra bem como os líderes sabem como mudar de rumo sem pôr em causa a continuidade de alguns projectos e sem que as emoções e o ambiente social se detriorassem.



“Como um animal de manada, os cavalos comunicam frequentemente com outros cavalos e aprendem uma variedade de habilidades de interacção social. O seu domínio da etiqueta social pode ser medido, bem como é que o cavalo mais inteligente aprende rapidamente a resposta às sugestões sociais, de forma adequada. O teste mais simples de habilidade de socialização do cavalo é o processo de saudação. Para ilustrar, vamos rever a forma como dois cavalos se encontram. Dois cavalos aproximam-se sempre uns dos outros com o pescoço estendido e sua cabeça inclinada. Em seguida, os cavalos tocam os narizes e trocam cheiros através de curtos sopros de ar nas narinas um do outro. Este sopro de ar é feito de "puffs" curtos, cerca de dois por segundo até que o cheiro é reconhecido. Esta saudação é o equivalente humano de trocar cartões-de-visita, e é análoga à introdução dos cães entre si por "sniffing".

A Inteligência Social juntamente com a Inteligência Emocional são competências de liderança que são muitas vezes esquecidas, quando se procura saber como é que um líder adquire capacidade para influenciar.

Uma das maneiras de ganhar influência, e portanto conduzir a sua actividade com eficácia, é tornar-se um especialista em inteligência social e inteligência emocional.

Ser capaz de compreender o efeito que tem sobre os outros e como interagir com eles. Saber quais as mudanças que deve fazer para que a sua interacção seja uma experiência positiva para ambas as partes.

Isso é algo que pode ser aprendido, embora possa ser difícil fazê-lo sem auto-ajuda ou a ajuda de outros.
As principais causas de insucesso de alguns líderes envolvem deficits de competência emocional. As razões são a dificuldade em lidar com a mudança, não ser capaz de trabalhar eficazmente em equipa e o relacionamento interpessoal

Isto significa que se um líder pretende liderar o negócio deve dominar a sua interacção social com os restantes membros da equipa.

Há muitas pessoas que têm as mesmas habilidades ou capacidades que o líder, mas nem todos terão a mesma competência social e é isso que o define e o diferencia dos outros.

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