quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Liderar ou gerir talentos?


Novos talentos ou novas oportunidades

Ao longo da nossa vida profissional encontramos desafios emergentes da mudança e enfrentamos a necessidade de reorganizar a nossa equipa. Seja porque os membros da equipa já não são os mesmos que iniciaram o projecto, seja porque a equipa precisa de crescer e agarrar novas oportunidades.

Está na hora do líder procurar novos talentos, mas antes disso é importante que exista um ambiente de acolhimento e colaboração que torne frutífera a sua escolha.

Ao confrontar-se com um candidato o líder deve:

Definir claramente as expectativas. Do mesmo modo que uma como a empresa tem o seu foco claro é importante que os colaboradores também o tenham.

Respeitar os colaboradores. Em situações de pressão temos tendência a esquecer as necessidades dos colaboradores da equipa ou organização.

Dar significado a cada dia de trabalho. Os bons colaboradores de hoje querem mais do que apenas um trabalho. Eles querem contribuir para o grande quadro e sentirem-se responsáveis ao ajudar a empresa a atingir os seus objectivos, mesmo nos tempos difíceis.

Ser um formador pleno e contínuo. Ao possibilitar a aquisição de conhecimentos e competências o líder não só mostrará o seu empenho e colaboração como reforçará o seu papel de líder.

Reconhecer e recompensar o trabalho. As pessoas talentosos têm necessidades que precisam ser satisfeitas porque ostam do que fazem e requerem atenção.

A colaboração é uma competência focada na capacidade de interagir com as pessoas, não é tão visível como são os conhecimentos técnicos e específicos aprendidos. Existem muitas competências que contribuem para a colaboração e para as quais um líder deve estar preparado.

- Capacidade de trabalhar em tempo real
- Capacidade para coordenar muitas pessoas em simultâneo.
- Capacidade de sentir quem é o mais indicado para...
- Capacidade de resposta aos pedidos dos outros.
- Capacidade de persuasão.
- Capacidade de diminuir o medo de inovação.
- Capacidade de criar conteúdos.
- Capacidade de pensar ao nível de sistemas.
- Capacidade de preparar para resultados surpreendentes.
- Capacidade de filtrar informação significativa.

Em muitas das pessoas talentosas que conhecemos há sempre uma ou outra capacidade que sobressai, mas o verdadeiro valo reside na combinação que se faz em cada momento.



“Decida sobre uma raça específica de cavalo que gostaria de possuir. Algumas raças de cavalos incluem a corajosa e bem divertida raça cavalos puro-sangue, ou um gigante gentil como o belga ou Clydesdale. Seja qual for a raça, não se esqueça de pesquisar a raça para ter certeza que é o que você realmente quer.
Pense sobre o futuro. Pergunte a si mesmo: "Se eu escolher este cavalo e o levar para casa, vou ser verdadeiramente feliz e ser capaz de gostar do cavalo? Nos próximos anos, posso olhar para trás neste momento e pensar que tomei a melhor decisão?" Se a resposta for não é melhor não comprar o cavalo.”

Se através da parceria com seus colaboradores, criar um ambiente de trabalho agradável, significativo e orientado, a sua equipa pode conseguir grandes resultados, mesmo em tempos de incerteza.

Sem comentários:

Enviar um comentário