sexta-feira, 18 de junho de 2010

Colaboração e criatividade em equipa!

Criatividade e reconhecimento em equipas

Nós sabemos que as equipas que produzem resultados surpreendentes são aquelas que aproveitam as capacidades e conhecimentos de todos os seus membros.

Isto só acontece se houver um ambiente projectado para reconhecer as diferenças individuais para as poder aplicar na resolução criativa de problemas. A eficácia da resposta de uma equipa ao enfrentar desafios, revela-se na implementação de soluções de forma sistemática, com boa gestão de recursos e boa liderança.

O líder ao reconhecer os factores que alavancam a criatividade em equipas, proporciona o ambiente necessário para a combinação dos talentos e especialidades.

Vejamos alguns desses factores:

A existência de um clima de confiança e compromisso mútuo com o aprender e desenvolver em aprendizagem.

Um sistema de comunicação aberta, transparente e sem medos.

A utilização de processos de resolução de problemas de forma criativa como por exemplo o Simplex de Min Basadur.

A comunicação clara de objectivos e a sua
aceitação sem restrições ou dúvidas, bem como a definição de papéis ou funções para cada membro da equipa.



“Após a reunião e falar com Monty - e especialmente depois de testemunhar o trabalho de seu pupilo no Reino Unido, Kelly Marks, ficamos impressionados com a ideia de que o seu desenvolvimento dos princípios parece transferível para um estilo de liderança baseada na confiança. Também conheci outras empresas e académicos consultores que estão considerando como tais métodos podem ser aplicados em contextos organizacionais. Um em particular, Ian Lawson, viu uma conexão com a pesquisa recente realizada pela Sociedade Industrial. Ian e oseu grupo descobriram que o diferencial entre os mais poderosos líderes de sucesso e de insucesso foi um estilo baseado na confiança.
Para algumas pessoas, os perigos das analogias simples entre gestão e liderança cavalo/humanos são muito claras. As diferenças óbvias podem tornar-se uma barreira na comunicação. Estamos cansados de ser perguntados se os líderes estão ensinando a controlar as pessoas através da respiração nas narinas. Temos também tranquilizado os formandos que não estão a trabalhar em maneiras de "quebrar o espírito" dos trabalhadores, ou de menosprezar o ser humano, comparando-os com os animais. Na verdade, o trabalho tem-me sensibilizado para a inadequação de uma grande quantidade de comportamentos animais como modelos para a acção humana melhorada. Esses métodos são particularmente perigosos e moralmente repugnante se traduzido para um manual de liderança humana.
- cul.co.uk/creative/horse

Uma gestão alinhada com a liderança e flexível de forma a responder atempadamente a todas as adversidades ou desafios.

Num ambiente impulsionado por estes factores, a criatividade floresce e frutifica dando lugar a alta taxa de rendimento financeiro.
Para além disso proporciona satisfação e motivação o que retém talentos e valores humanos essenciais.

A criatividade é gerada quando temos um ambiente colaborativo.

A colaboração só pode existir quando há confiança entre os membros da equipa incluindo o líder. Toda a equipa funciona como uma orquestra e o líder dá o andamento e aguarda à chegada, reconhecendo e premiando não só as realizações mas também a aprendizagem.

O líder não se esquece também que existem outros departamentos ou serviços e que a comunicação entre eles é vital para a organização.

O crescimento da organização faz-se sem provocar instabilidade e um há crescimento individual em simultâneo.

Uma boa história acaba sempre com um final feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário