quarta-feira, 9 de junho de 2010

Território e ambiguidade na liderança

A ambiguidade da função!

A função de um líder é liderar! Liderar um conjunto de pessoas de forma para atingirem determinados objectivos previamente definidos.

A função de um líder não é ser chefe porque a organização lhe concedeu um estatuto diferenciado, com um salário normalmente mais elevado.
Ser líder é uma responsabilidade ambígua só se assim quisermos que ela seja.

A ambiguidade é, por definição, uma falta de clareza.

A clareza necessária para se conseguir um compromisso com os colaboradores da equipa no sentido de atingir metas e objectivos.

Sem comunicação de forma clara as pessoas não sabem que direcção tomar e a ambiguidade dos seus papéis instala-se na equipa.

Contudo, em algumas situações, apesar de uma situação estável da equipa, surgem pequenos focos de ambiguidade com a intromissão de “líderes” exteriores à própria equipa.

Quando um líder de uma equipa usa o seu estatuto de líder num território que não é o seu, não só cria a ambiguidade no papel de líder como manifesta uma falta de competência de liderança que pode por em risco determinado projecto.

Os líderes têm um território de liderança e precisam entender que operando num ambiente confortável que nem sempre é bem definido, não podem partir á conquista de autoridade. Quanto maior for o nível de liderança numa organização, mais complexas as decisões se tornam.


“O passeio proposto é uma 9 dias de duração e inclui no projecto de ecoturismo, que também se propaga a conservação de lobo e cavalos selvagens. A caminhada cruza o território de três maços de lobos. Os 9 dias de caminhada levam uma verdadeira experiência do conhecimento, conhecendo melhor a vida do lobo e os seus movimentos montado sobre o que sabe melhor o site, o Garrano (Português cavalo selvagem)
Vamos também passar verdadeiras aldeias de granito pequeno para testemunhar as tradições e o modo de vida ancestral da Europa
Durante a experiência que você deve ser acompanhado por um guia experiente, que trek é expoente no campo da sua empresa.
A parada da noite será possivelmente em um lugar abrigado pelo turismo rural ou de um hotel, excepto quando não disponível esta lugares durante a caminhada, do acampamento são. A culinária local será servida, isto dependendo da disponibilidade de conexão com a logística e os produtores locais, que usa os meios de produção de alimentos biológicos.”
- ecotura.

Complexidade que vem da falta de informação, de informações conflituantes, ou objectivos conflituantes entre os afectados pelas decisões a serem tomadas.

Complexidade que apanha desprevenidos os líderes e ajuda ao desenvolvimento da ambiguidade.

A grande dificuldade para os líderes, em situações ambíguas, é que muitas vezes sentem que uma decisão deve ser tomada, aqui e agora, e não encontram margem de diálogo e colaboração entre as partes afectadas pela decisão.

Os líderes precisam saber que muitas vezes não há uma única decisão acertada. A maior parte das vezes o líder não tem de escolher entre A e B e pode desenhar uma saída diferente de A ou B.

O mais importante é que os colaboradores de uma equipa sejam orientados e, isso passa por ter de reequacionar e restabelecer relações e conexões de forma a optimizar o trabalho de equipa.

Se isto for feito com clareza e integrado pelos membros da equipa não há lugar a ambiguidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário