terça-feira, 22 de junho de 2010

Escolha ser feliz no trabalho

A felicidade é basicamente uma escolha.

Uma escolha que pode ser feita muito cedo ou que pode ser feita em qualquer altura.

As pessoas que festejam mais vezes o seu aniversário são as pessoas que vivem mais anos.

Ser feliz no trabalho implica ser feliz fora dele. Ainda não estou convencido que é possível deixar a felicidade no trabalho e ir para casa infeliz.

Ser feliz é possuir equilíbrio! Ser feliz é simples!

Mas, a simplicidade é muitas vezes profundamente difícil de pôr em acção! Há quem diga, talvez não!

Uma pequena reflexão sobre cinco citações de Fiodor Dostoievsky pode ajudar-nos a encontrar o “caminho”!

“O segredo do ser do homem não é só viver mas ter alguma coisa por que viver

Nas equipas de trabalho facilmente se encontra essa razão de ser ou propósito. Um hábito saudável de qualquer membro de uma equipa de trabalho é encontrar significado naquilo que faz.

“Não há” assunto nenhum tão velho que não haja qualquer coisa de novo a dizer sobre ele”

A reflexão sobre actividades realizadas, mesmo que tenha sido feitas há muito tempo ou já várias vezes discutidas, traz algo de novo e muitas vezes transformam-se rejeições em situações novas que dão lugar a inovação.



“É por isso que os cavalos são tão bons para usar como terapia para crianças. Uma criança que precisa apenas um pouco de perspicácia para lidar com um cavalo da maneira correcta pode tornar-se o líder natural que o cavalo está à procura. O cavalo em troca sente-se seguro e tranquilo e vai cooperar com o que a criança pede.
As crianças, mesmo aquelas com distúrbios emocionais ou mentais, muitas vezes podem gerir um cavalo mais fácil e mais rapidamente do que adultos. As crianças aceitam as coisas pelo seu valor nominal e são mais abertos a desenvolver uma relação de igualdade em vez de tentar controlar.
Um cavalo está à procura de comandos simples e claros, e uma criança, com o incentivo certo e na situação certa, pode transportá-los de forma muito eficaz. "Vai parar, voltar, girar este ou aquele caminho " é tudo o que é necessário.”
- wayofthehorse.org

“Dar um novo passo, pronunciar uma palavra nova, é do que as pessoas mais têm medo”

A coragem é fundamental na liderança de uma equipa. Ela inspira confiança e esta trás alegria ao trabalho da equipa. Cada membro da equipa tem de dar esse passo para ultrapassar as barreiras do dia-a-dia.

“O mais esperto de todos, na minha opinião, é o homem que se chama a si próprio de tolo, pelo menos uma vez por mês”

E se forem mais vezes pode significar que errou mais cedo, o que em termos de desenvolvimento de projectos é uma situação positiva. A equipa errou mas não ficou presa ao erro. Partiu para o sucesso.

“Eu refugio-me no sublime e no belo! – Nos meus sonhos, é claro!”


È um horizonte desejável para cada membro da equipa. Sonhar é um ponto de partida para a acção e traz bem-estar. Sonhar sem acção é um desastre porque se pode ficar preso em fantasia.

Depois de reler cada uma destas citações diga a si próprio como se sente e viva feliz em casa e no trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário