terça-feira, 29 de junho de 2010

Respeito e expectativas de uma equipa

O respeito que a equipa merece.

Ainda está decorrer o campeonato do mundo de futebol e já há muito que pensar.

Enquanto alguns se centram nas alegrias e tristezas das suas equipas face ás diversas participações realizadas eu vou aproveitar o mundial para reflectir um pouco sobre o trabalho das equipas.

Comecemos por fazer uma analogia entre uma equipa de projecto, qualquer que seja a sua área e a equipa francesa no mundial de futebol aos olhos do mundo.

“A equipa de futebol francês precisa lutar para reconquistar o respeito dos fãs e do público depois de terminar uma campanha no Mundial marcado por um elenco motim e a falta de ganhar uma única partida, disseram os jogadores.
O segundo fracasso consecutivo na França, um grande torneio tornou-se uma questão política. Presidente Nicolas Sarkozy reuniu-se com membros do gabinete se reunirão hoje e amanhã com Thierry Henry, artilheiro da França objectivo top internacional.
"A imagem que mostramos ao mundo, a maneira como eles vêem direito a França é agora um desastre ", o meia francês Florent Malouda disse a repórteres após a perda de ontem por 2-1 frente à anfitriã do torneio na África do Sul em Bloemfontein. "Nós, bem como os jogadores somos os responsáveis por essa primeira.
"Todo mundo precisa de ouvir as razões para este desastre ", disse ele a repórteres. "Não há nada a esconder. A equipe francesa não responde a uma pessoa, ela responde a todos os franceses ". - bloomberg.com

Não é necessário divagar ou justificar as frases em negrito porque elas em si são carregadas de insucesso.

Quando uma equipa de projecto atinge estes níveis de falta de eficácia, apesar de toda a eficiência aplicada, a organização a que pertence passa a transportar uma imagem de que dificilmente se verá livre.

As equipas e as lideranças que as conduzem devem estar conscientes das suas responsabilidades. As expectativas foram criadas e a aposta foi elevada.

Quando não existe optimismo delirante, a competição da equipa não é num ambiente de conquista do primeiro lugar mas sim de uma prestação ao seu nível e de manutenção de uma imagem de empenho.


“Fim-de-semana de decepção para o primo Vinny
Nada é imutável quando se trata de corridas de cavalos. Como acontece com qualquer atleta, cavalos também são propensos a lesões, maus dias e má sorte. Este fim-de-semana mostrou a imprevisibilidade das corridas de cavalos, uma vez mais, como desgraça atormentou o treinador Willie Mullens em Leopardstown no domingo, e deixou muitos fãs e os espectadores boquiabertos com o desapontamento. O Novices Hurdle Deloitte ' Foi uma das corridas mais esperadas do dia, e ainda acabou sendo o mais surpreendente, com situações que ninguém poderia ter previsto.”
- horseracing.com

Uma equipa de projecto com experiência recente em construção de viadutos não pode candidatar-se á construção de pontes no rio amazonas. Poderá fazê-lo depois de reorganizar os seus processos e recursos.

O fundamental deste artigo sobre o futebol francês é de facto a imagem que fica do insucesso e isso deve-se a expectativas criadas muito para além da realidade.

Como em todos os maus exemplos, agora é preciso encontrar responsáveis e tal como nas outras equipas as falsas vaidades não são boas conselheiras.

A humildade é sempre uma alavanca para as realizações de sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário