quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cultura de inovação numa equipa

A inovação um desejo submerso

A inovação é um processo de grupo. Alimenta-se de interacção, de informação e do crescimento das equipas.

Numa equipa de trabalho todos os seus membros têm consciência que inovações são projectos que são realizados com sucesso através de uma liderança superior.

Em inovação os processos são definidos e as competências de execução são fortes e estão presentes.

Uma equipa inovadora é aquela que tem tudo o que uma equipa precisa conhecer e o líder desempenha um papel fundamental através da tomada de decisão, delegação, planeamento em colaboração, acompanhamento e feedback.

Uma empresa inovadora é aquela que ajuda os colaboradores a propor, planejar e implementar projectos e um dos objectivos da gestão é certificar-se projectos estão em alinhamento com a missão e objectivos da empresa e objectivos.

Quando uma equipa inovadora está integrada numa empresa inovadora o sucesso é o caminho e a satisfação está sempre presente.

Mas para esse sucesso exista é preciso entender:

Fazer avaliações objectivas dos resultados, os benefícios e os custos de novos projectos é essencial.

Recolher lições aprendidas constrói uma base de sabedoria que cria um ciclo ascendente de sucesso.

A documentação e a avaliação de projectos é uma etapa crítica que ajuda a perpetuar a inovação, mas que muitas vezes é vista e sentida como uma confrontação de competências ou é inibida com a pressa de outro projecto.


“Em termos de capacidade mental, os seres humanos são únicos. Isso é resultado do desenvolvimento elaborado da região frontal do nosso cérebro chamada córtex pré-frontal. Esta é a sede da imaginação, pensamento abstracto, planeamento e lembrando o local onde se organizam os elementos do mundo em linguagem simbólica. Essas habilidades são tão importantes para nós, que é compreensível que nós procuremos, e talvez por muito tempo, descobrir habilidades semelhantes em animais.
Os cavalos também têm algumas habilidades mentais excepcionais que evoluíram para atender às necessidades de uma espécie de herbívoros. O que diferencia os seres humanos dos cavalos é em grande parte o alcance de maiores processos mentais. Enquanto os cavalos têm alguns processos de raciocínio rudimentar, tais como habilidades de generalização do estímulo, sendo capaz de aprender as categorias de informações e habilidades restritas no aprendizado pela observação do comportamento dos outros, as funções de quadro superior do cérebro humano estão fora de sua liga.”
- hoofbeats

A inovação precisa de uma cultura de inovação. A cultura é o reflexo da liderança das pessoas e valores. É aquilo que se vê do lado de fora e faz andar do lado de dentro. Numa cultura de inovação existe um ambiente que é flexível e permissivo que se congratula com ideias.

Essa cultura tolera risco, comemora o sucesso, o respeito promove e incentiva a diversão.

Mas de onde vem essa cultura?

- Da liderança. Nós seguimos os nossos líderes, porque acreditamos que eles vêem um lugar melhor no futuro e sabem como chegar até lá.

- Das pessoas.
Com a sua capacidade como um todo que é partilhada, com talentos, crenças e atitudes e, acima de tudo, com as relações entre os seus colaboradores.

- Dos valores - Estes são os sinceros princípios que definem uma organização, tais como valores de confiança e respeito, de aprendizagem, autorização, inclusão e contribuição.

Nesses valores devemos incluir a liberdade a intuição que são as fontes de água milagrosa em muitas dos sucessos das empresas.

Mas nada acontece no vazio, existe um contexto. Todas as interacções no interior e com o exterior formam o contexto para todas as actividades das empresas e a inovação não foge a essa totalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário