segunda-feira, 14 de junho de 2010

O gestor e o líder de equipas dinámicas

Equipas dinâmicas e ágeis!

Os bons gestores fomentam trabalho em equipa. Mas os líderes de nível superior ou altamente eficazes estão agora a mostrar o poder de uma organização baseada em equipas dinâmicas e ágeis.


A empresas organizadas em função de equipas e quando estas funcionam em interacção e colaboração apresentam algumas vantagens significativas em relação às restantes:

Ampliam a flexibilidade da organização e a capacidade de resposta.

Eliminam hierarquias verticais e apagam estruturas não funcionais.

Fornecem um meio para a colaboração em larga escala na mudança organizacional e nos esforços de melhoria face aos desafios que lhes são colocados.

Aceitam a realidade como forma de criar poder.

Garantem a sustentabilidade e dão significado às actividades que desenvolvem.

Fomentam o espírito de colaboração e de compromisso.

Aproveitam a energia para o florescimento de ideias de todos os colaboradores.
Se tudo isto é verdade o que falta na minha equipa?

Se também é verdade que um líder só o é de facto se levar a sua equipa ao sucesso, porque razão o líder fracassa?


“Preencha os buracos. Isso vai demorar um pouco, claro, mas é uma das partes mais importantes para garantir a segurança dos seus cavalos. Pegue o lixo de uma área onde há alguns extras, como a do aterro da lagoa, e onde você pode esperar que o lixo acumule com brevidade. Preencha todos os buracos grandes, o suficiente para ficar à altura do seu punho. Cuide-se se não consegue ver o fundo do buraco, pois pode muito bem ser um de serpente ou um buraco de toupeira. Se não estiver preparado para lidar com esses animais, faça uma marca vermelha no mapa onde está o buraco, e volte mais tarde, quando estiver preparado para a batalha. Para todos os outros buracos, preencha à vontade, apertando o entulho para baixo para se certificar de que está bem embalado, e volte dentro de uma semana para se certificar de que o entulho não desapareceu dentro do buraco, causando um outro buraco.” - wikihow.

Um líder de nível superior não é aquele que resolve todos os problemas. É aquele que constrói e fornece a equipa com os recursos necessários para resolver qualquer problema.

O líder é um mentor e simultaneamente aprendiz. É capaz de reinventar o seu conhecimento face às propostas dos membros da equipa, não se vinculando a dogmas ou preconceitos. Ele sabe que cada membro da equipa é como uma peça de um motor, não sendo a mais importante é certamente vital para o sucesso.

As imagens que retemos de um líder são a imagem de confiança e de integridade.

Apesar de no dia-a-dia não utilizarmos estas palavras é aquilo que se espera de um líder sempre que surge um problema que afecta o desenvolvimento do trabalho.

Quando numa organização as várias equipas não possuem líderes orientados pelos mesmos valores, a estrutura global assemelha-se a uma rede de pesca com buracos.

E de facto, esses buracos existem, embora informais, na comunicação e muito frequentemente na comunicação de novas ideias.

Quando os membros das equipas sentem falta de confiança não manifestam as suas ideias que, quem sabe, podem ser a solução de muitos problemas.

Na presença de buracos de comunicação em hierarquias não muito planas, torna-se legítimo, ultrapassar algumas adversidades formais e fazer chegar a quem decide o nosso ponto de vista.

Sem comentários:

Enviar um comentário