sábado, 29 de maio de 2010

Actividades e jogos em equipas de projecto

E se um líder…

Se um líder quer e pode envolver as pessoas na concepção e decisão de actividades, ao fazê-lo está a motivar através da responsabilização toda a equipa.

Uma equipa que inicia o planeamento do projecto através da participação e colaboração parte em vantagem para o sucesso.

Com esta atitude o líder vai ganhar benefícios organizacionais se as actividades são voltadas para o desenvolvimento do potencial das próprias pessoas. Ao descobrir o que os membros da equipa gostam de fazer e aprender, não só o líder mas também todos os membros da equipa facilitam o desenvolvimento da colaboração, ética e coesão.

De forma a intensificar a construção sólida da equipa o líder pode utilizar jogos sem ser banal. Para muitas pessoas, que querem actividades para os ajudar a aprender e a desenvolver áreas que lhes interessam no trabalho e na sua vida pessoal, as actividades lúdicas deixam memórias que alimentam histórias e transportam bem-estar.


“Bem, aqui está o que eu faço com o meu cavalo, alguns deles podem parecer loucura, mas nós estabelecemos um vínculo estreito, fazendo-lhes:

- Passeio no trilho - Equitação
- Competição do Barril, apenas por diversão.
- Saltos
- Natação na lagoa
- Passeio no trilho até ao local Dairy Queen
- Ter três volvido sobre ela, tudo ao mesmo tempo.
- Presença de Palco
- Ensinar-me a seguir sem uma corda de chumbo ou uma cabeçada
- Ensinar-lhe a proa e dar abraços.


Se costuma montar cavalos, não se esqueça de alongar antes de começar a fazê-lo. Além disso, se você apostar muito(em trote), então vai construir músculo ..., mais nos pés. Olhe este link para ver quantas calorias você queimar, apenas por andar: http://www.ultimatehorsesite.com/info/ca ... “

Ao fazer perguntas aos membros da equipa, sobre os seus interesses, o líder recolhe sugestões para implementar actividades, cujos conteúdos representam um denominador comum, o trabalho da equipa e os interesses especiais que podem ser partilhados.

Um líder ao desenvolver jogos ou actividades com a equipa, mas não o deve fazer utilizando apenas num dia inteiro para a sua realização. Embora isso seja feito com frequência, tende a ser visto como “o dia de…” e que não tem o mesmo resultado de uma integração do divertimento ao longo do projecto.

Imagine um projecto com uma determinada duração e que envolve várias equipas que corresponde a várias disciplinas ou áreas de trabalho.

Imagine um conjunto de actividades para o mesmo período de tempo de forma a conciliar os resultados esperados com os interesses especiais dos membros das equipas.

Imagine um campeonato de ideias para melhorar processos e ferramentas, no mesmo período de tempo.

Sem alterar o cronograma do Project nem alterar estimativas de custos, fica aqui um desafio:

Combine e concilie os interesses da organização com os interesses pessoais e de forma a garantir o sucesso do projecto estabeleça um compromisso com a equipa e com a diversão!

Não é fácil mas um bom líder aceita desafios e vence!

Ser capaz de transformar a aprendizagem resultante da experimentação em actividades lúdicas é uma competência fundamental de um líder que quer minimizar o stress típico de equipas de projecto.

Divirta-se e não se esqueça o stress é silencioso e não se pode confundir com adrenalina de competição.

Sem comentários:

Enviar um comentário