quarta-feira, 5 de maio de 2010

Viagem ao grande projecto

Preparação para o grande projecto


Chegou a notícia de que há um novo desafio e que a equipa de sucesso quer agarrar! É um novo e grande projecto!

É então tempo de iniciar a preparação da equipa como se estivessem na final de um grande torneio. E de facto é um torneio contínuo pois cada projecto é uma pequena vitória que se traduz em sustentabilidade.

Existem algumas preocupações sobre aspectos cruciais para o sucesso como a gestão de tempo e especificação de ferramentas de metodologias de trabalho e técnicas para a resolução de problemas.

Tudo vai ser preparado com cuidado para tornar a equipa mais eficaz e eficiente ao processar as rotinas diárias.

O líder está confiante e transmite segurança a toda a equipa. Eles sabem que podem contar com ele.


“Minha amiga Katie diz que a personalidade do Popcorn mudou porque sua vida é diferente e ele não consegue lidar com a vida num novo lugar. Eu não sei o que posso fazer sobre isso, se é verdade. Eu tenho um pequeno celeiro no meu quintal " (que é realmente quase um acre de terra onde a minha casa está), ele estava lá quando eu comprei minha casa e é uma das razões porque eu comprei esta casa, porque eu própria sempre quis um cavalo. Há uma corrida fora do celeiro, muito grande é 30 de largura e quase 50 de comprimento. Então pipoca começa a abundância de exercício. Eu alimento-o com um floco de feno e uma lata de doce de alimentação, a cada manhã e noite. … Ele pode ser solitário, mas não posso dar ao luxo de manter os dois cavalos, e também meu celeiro não é muito grande, tem uma barraca, um lugar para feno e um lugar para a aderência. …
Quando um cavalo magro começa a ficar uma dieta de alta dose de octanas, pode se tornar mais enérgica porque se sente melhor - e se for dado menos exercício em vez de mais, ele pode usar sua energia de maneiras que você não gosta, como dar coices.
Quando um cavalo está só, limitado, e muito, muito aborrecido, as refeições duas vezes por dia são as suas únicas experiências agradáveis, o cavalo pode ficar muito focado na comida, e muito agitado na hora da alimentação - e muito preocupado que alguém lhe tire a comida.
Os cavalos podem apresentar alterações de personalidade porque eles estão recebendo muita comida, ou porque está recebendo o tipo errado de comida. Pipoca faria melhor em feno mais grãos e muito menos, ou nenhum grão em tudo. Hay será melhor para sua saúde e também mantê-lo ocupado mais tempo, deixando-o menos tempo para ficar entediado. Os cavalos não são destinados a ter duas grandes refeições por dia - são cortadores naturais. Uma vez que o seu cavalo está ali no seu quintal, você pode facilmente criar uma programação de alimentação nova para ele - tentar dar-lhe feno quatro ou cinco vezes por dia.
- horse-sense.org

Desta vez o líder numa pequena reunião lembrou que:

- Nunca se esqueçam de uma tarefa e não ignorem um prazo sequer.

- O stress e sensação de culpa são armadilhas muitas vezes criadas pelos membros da equipa. Estabeleçam prioridades.

- Limitem as interrupções que sabotam a vossa agenda.

- Organizem a documentação de apoio de forma a encontrá-la rapidamente.

- Façam a gestão correcta do tempo para conciliar objectivos da empresa com os vossos objectivos pessoais (lazer, casa, desporto, etc.)

Depois de sacudir os membros da equipa para fora dos seus hábitos normais, o líder afastou-se, e foi procurar inspiração para encontrar novos métodos de trabalho que possam facilitar a vida da equipa.

Voltou e disse: “ Vamos abordar o problema (projecto) através de uma nova perspectiva! Saiam do vosso ambiente normal de trabalho e procurem soluções para evitar os erros cometidos em projectos anteriores.”

O líder não parecia o mesmo de uns dias atrás. Reinventou-se a si próprio. É por isso um novo líder da equipa, que tem a oportunidade de fazer uma diferença significativa.

A equipa surpreendida, aceitou a mudança e todos os seus membros iniciaram um trabalho de identificação de problemas e procura de soluções.

O que se passou nesta equipa, foi algo de simultaneamente surpreendente e simples. O líder em vez de demorar horas em reunião a explicar as dificuldades e importância do projecto, as implicações e as consequências de A+B, ele optou por fazer alguma coisa de facto e mudou a sua atitude. Em vez de falar muito foi sucinto e claro e mostrou una nova imagem a seguir.

Muitas vezes as equipas não precisam de sangue novo. Precisam de d se reinventar e utilizar a experiência como vantagem competitiva.

A experiência é a fonte de conhecimento tácito extremamente importante na conclusão de projectos de grande valor.

Está preparado! Comente!

Sem comentários:

Enviar um comentário