segunda-feira, 17 de maio de 2010

Liderar a mudança

Uma tendência natural num líder, ou só de alguns?.

Um líder de nível superior tem uma tendência para a mudança, é inconformado. Não está enraizado no passado e procura sempre melhorar através da mudança, seja uma simples substituição ou da Inovação.

Hoje não abraçar a mudança, face ao nível competitivo que existe, significa o expirar das expectativas antes do fim do jogo.

A mudança é global, constante e inevitável. Global porque se manifesta em qualquer lugar e sobre qualquer coisa, constante pela quantidade de informação que transaccionamos a todo o momento e inevitável porque já não existem ilhas ou cofres de isolamento.

A mudança é ainda causadora de stress, sur
ge ritmada e obriga-nos, muitas vezes, a respirar fundo.

Muitas equipas sentem a mudança como um desconforto, porque vêem nas alterações riscos incontroláveis ou não apetecíveis.

Quais são, então, os riscos de mudar?



"Os cavalos têm evoluído de uma situação de liberdade para animais sociais. A maioria de cada período de 24 horas seria gasto pastando em várias gramíneas e sementes de capim ocasionais. Eles teriam de interagir e estabelecer contacto social com outros cavalos de várias idades desde o nascimento, o que criava fortes laços sociais. Dependem da disponibilidade de forragem e água que podem abranger diariamente num pouco de terra. Num ambiente não selvagem o mais próximo que podermos chegar desse cenário ideal, será o melhor para o cavalo. Infelizmente, este cenário não é prático, e por muitas razões, para o cavalo moderno domesticado. Os cavalos modernos, como os humanos, têm emprego. Alguns têm melhores empregos do que outros, alguns têm melhores condições de trabalho do que outros, e alguns trabalhos têm maiores riscos de saúde, assim como as suas parcerias humanas. Independentemente de trabalho que executam, correr rápido, salto em altura ou docemente levar os netos a passear duas vezes por ano, cada cavalo tem um trabalho a fazer que muitas vezes ditam um ambiente que pode ser muito diferente do "ideal" de cenário."

Face a uma situação de mudança a atitude de um líder pode ser:

Ignorar ou negar – Ignorar é a atitude mais confortável e eventualmente desculpável, mas enganadora. Significa não ter o sucesso como objectivo e a falta de responsabilidade com o grupo ou organização que lideramos.


Resistir ou reagir – Um forte indício da nossa falta de competências. Reagir pode assumir duas vertentes: reagir menosprezando o impacto ou reagir agarrando a mudança como uma oportunidade. Um dos princípios de um líder é abdicar dos seus interesses pessoais a favor do bem comum.

Antecipar ou explorar – É uma atitude positiva. Procurar criar mecanismos para ultrapassar dificuldades e resolver problemas. Um passo para a inovação.

– O futuro exige atenção e disponibilização de energia. Devo reflectir, focar, dinamizar o trabalho em equipa cooperando e colaborando, relembrar a visão da organização e realizar balanços para alinhar a estratégia com a inovação. Não focar é um risco que não se deve assumir porque equivale a desorientação.



"Bem, um dia, o fazendeiro comprou uma nova área para cultivar. Por alguma razão, era maior que as que possuía. No primeiro dia, o cavalo de arado ia começar a virar-se cedo, por isso o agricultor viu que tinha que tomar o controlo. Ele tinha que manter o cavalo de arado a lavrar até ao fim da linha. Todos os dias, o agricultor teve que sair do arado e acompanhar o cavalo o caminho todo até o fim, depois virá-lo de volta e voltar a pé para o outro extremo, repetindo o processo.
O agricultor teve de fazê-lo por quanto tempo? Só até o cavalo de arado aprender. Uma vez que o cavalo de arado já tinha o hábito de ir até ao fim da superfície nova não precisou mais de ir a pé.”


Os membros de uma equipa quando estão na sua zona de conforto, o bem-estar pessoal, não gostam de mudar. É necessário estar atento, ser pro-activo e desenvolver a criatividade, sendo o papel de um líder de nível superior o de orientar a equipa na procura das melhores soluções.

A mudança é um problema que a criatividade ajuda a resolver.

Não acha?

Sem comentários:

Enviar um comentário