terça-feira, 11 de maio de 2010

Fases engraçadas de um projecto



Uma equipa de projecto deve estar sempre bem preparada!

Quando se fala de preparação fala-se de um exercício físico regular, leitura de filosofias orientais e de frequência assídua em spas!

Um membro de equipa de projecto que se preze de pertencer às chamadas equipas de alta performance, deve manter um regime semelhante ao dos atletas de alta competição.

Apesar de nem todos os membros da equipa pertencerem aos escalões aconselhados nas Olimpíadas, a equipa deve compensar-se em idades, isto é, procurar a média. Por exemplo, se na equipa existe um membro com 56 anos e a média aconselhável é 28, o líder deve incorporar um recém-nascido para atingir o seu objectivo.
Caso contrário, ou o projecto não tem sucesso ou as estatísticas não ajudam nada.

Não vale a pena fazer estimativas com base em experiências anteriores, porque à medida que a equipa ganha resistência e se refina com o tempo, a idade avança e mais novo que recém-nascido não há (para fazer a média).


“Um cavaleiro estava a galopar pela estrada, correndo para apanhar o seu regimento. De repente, o cavalo tropeçou e atirou-o ao chão. Deitada no chão e com uma perna quebrada, aterrorizado com a aproximação inimigo, o soldado gritou: "Por todos os santos no céu, ajudem-me a montar no meu cavalo!"
Então, com esforço sobre-humano, saltou sobre o dorso do cavalo e caiu do outro lado. Mais uma vez no chão, ele gritou para o céu:
"Tudo bem! Agora, só metade dos santos!"

Estando os membros da equipa alertados para a necessidade de uma boa preparação, é importante que a equipa conheça a fundo, as fases de um projecto, e que são as seguintes:

Fase 1 – Nesta fase os membros da equipa rejubilam com a esperança de atingiram o pódio com a realização do novo projecto. Devidamente preparados fazem contas às recompensas e planeiam as viagens com a família, logo a seguir à conclusão do projecto. Eles estão seguros e eufóricos porque o reconhecimento e a recompensa são garantidos e juram a pés juntos que terminam no prazo estimado.
Até aqui é sé pensamento sem acção.

Fase 2 – Inicia-se a acção com alguma confusão pois a informação distribuída não foi feita de forma uniforme a todos os membros da equipa. Há uns que sabem mais do que outros o que leva a pensamentos negativos.
Inicia-se uma pintura a cinzento com alguma falta de confiança. Os problemas, contratempos, ausências e falta de velocidade e agilidade começam a surgir e contagiam a equipa com desânimo.
Aqueles que mais prometeram são os primeiros a utilizar o pensamento negativo e vestem-se de patinho feio!
É a desilusão. Afinal a imagem de sol e céu azul, junto ao mar, transformou-se em céu muito nublado com rajadas de vento.

Fase 3 – Os detentores de pensamento negativo e de drama, juntam-se e reclamam uma nova estratégia. O líder teve de retirar-se para tratar de outros assuntos mais urgentes e espera que a equipa ponha em prática a sua autonomia.
Está instalado o pânico.

Fase 4 – Um grupo mais enérgico reúne-se e faz o perfil do culpado. É preciso encontrar o responsável pelo estado das coisas. Segundo o perfil, traçado pelo grupo de resgate, trata-se de um membro alto, com estatura média a rondar os 30 anos mas aparente entre 20 e 40 anos.
Não há certeza quanto ao sexo nem ao estado civil.
Foi encontrado o culpado

Fase 5 – Todos aqueles que não cometeram erros ou chamaram à atenção para desvios previsíveis e propuseram medidas correctivas e procedimentos de melhoria, foram notificados.
Da notificação constava a manifestação de desagrado por não terem sido solidários com os incumpridores, pelo que a sua folha de cumprimento de objectivos fica manchada, logo não pode ser reconhecido o seu trabalho como merecedor de recompensa.

Fase 6 – Como todo este projecto causou um transtorno nos fluxos normais da empresa e como todo o esforço realizado pela equipa foi visto como uma atitude de desestabilização, os dias de licença e as recompensas financeiras vão ser atribuídas a quem não participou como forma de incentivo em futuros projectos.

É a chamada recompensa pré-paga.

Sem comentários:

Enviar um comentário