domingo, 9 de maio de 2010

Razões de stress e a colaboração na equipa

Antes que chegue a hora do stress!

Alguns factores de stress, esquecidos, que podem levar uma equipa a falharem, na altura da grande final.

Horário de trabalho imprevisível – Quando o horário de trabalho é imprevisível, algo via pelo no planeamento. Em determinadas alturas porém, há necessidade de um esforço suplementar devidos a mudanças não controláveis.

Um poder que todos nós podemos usar é o de não deixar mexer na nossa agenda.

A facilidade com que terceiros usam e abusam do tempo que nós dedicamos a uma tarefa deve ser controlada. A assertividade é uma atitude que só incomoda quem não gosta de colaborar.

Hora da pressa: Mesmo com bom planeamento, ainda nos vemos travados com sérios problemas, sejam eles de pedidos de antecipação de finalização de trabalho sejam porque o clima não ajuda e o trânsito transtorna.
Nós não gostamos de esperar porque isso requer muita paciência. O papel do nosso cliente interno muitas vezes é semelhante ao nosso na fila de trânsito.

Coloque semáforos (prioridades) na equipa de trabalho e faça o fluxo de trabalho seguir à velocidade programada.


“Então, o que significa tudo isto para os cavalos? Isso significa que se o seu cavalo está trancado num estábulo por longos períodos e não gosta disso, pode ficar stressados e isso prejudica a sua saúde. Isso significa que se um cavalo está constantemente preocupado com uma programação forte e competição, e não parar de viajar é provável que adoeça com relativa facilidade.
Como evitar que muitos tipos de stress causem danos aos nossos cavalos? A chave é, naturalmente, uma boa gestão e uma compreensão de como funciona uma mente de cavalos. Para muitas pessoas isso não é natural, e vale a pena ler sobre como os cavalos se comportam na natureza, e na domesticação, e tentar encaixar mais como um cavalo fica feliz. Por exemplo, a maioria das pessoas estão conscientes, de que os cavalos gostam de ser alimentados em horários regulares durante o dia, e ficam stressados se regimes estão trocados. Se você nunca sabe quando um cavalo espera a sua, isso é um constante estado de ansiedade.”
- ezinearticles.com

Carga de trabalho imprevisível: O trabalho que chega de pára-quedas e transtorna a nossa agenda, algumas vezes, não pode ser evitados.

Procure encaixá-lo, reformulando as prioridades e verificando que tarefas podem ser supridas. Faça a avaliação global do projecto e redefina o que é importante. Deixe o urgente à espera de justificação.

Tarefas de rotina
: Se nós não temos a sorte de sermos constantemente assediados pela mudança, é porque a rotina impera no nosso dia-a-dia. Essa rotina pode ser tão má como não fazer nada.

A curiosidade e a criatividade existem para a usarmos em situações como estas. Reinvente processos, procure saber mais e proponha soluções para os problemas. O stress vem a caminho e o desalento pode degenerar em drama.

Condições físicas de trabalho adversas – Se é certo que, o uso de auscultadores é um entrave à comunicação, e representa de alguma forma uma atitude egoísta, muitas vezes as pessoas usam-nos para evitar a poluição sonora.

Procure a colaboração para criar uma ambiente limpo de ruídos.

Por outro lado, com a nossa preocupação estética, que é de aplaudir, repugnamos o uso de iluminação muito focada em detrimento de uma iluminação abrangente e relaxante. É fundamental a preocupação com a iluminação, pois sendo deficiente, acarreta problemas fisiológicos e psicológicos.

Faça pressão junto da hierarquia!

Agora se a iluminação é fraca e o ruído é deprimente, só faltavam os problemas com ar condicionado. Para além de frequentemente ser fonte de ruído e de propagar focos de alergia, a sua má instalação cria desconforto e obriga a uma boa gestão de vestuário.

Colabore e peça colaboração! Redistribua lugares de acordo com sensibilidades, se não poder reformular o sistema.

A intenção principal destas constatações é fazer reflectir sobre estes estados de incómodo, que sem darmos por isso, nos podem levar a pedir auxílio externo e à ausência do posto de trabalho.

Evite o stress! Não confunda com adrenalina!

Escreva a contar como é lá no seu posto de trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário