sábado, 24 de abril de 2010

As equipas com medo do sucesso?



Medo do sucesso?

Alcançar uma mudança duradoura parece ser dos empreendimentos mais desafiadores que as equipas de trabalho e mesmo qualquer pessoa têm hoje pela sua frente.

Apesar da constante mudança de ambientes em que vivemos e dos instrumentos que nos são postos à disposição para efectuarmos as nossas escolhas, manter um nível duradouro de satisfação pode não ser assim tão difícil.

É uma visão de futuro que as equipas anseiam. Chegar ao top e ficar lá!


Essa visão não serve apenas como uma fonte contínua de motivação, também ajuda a identificar e enfrentar os obstáculos que possam impedir de chegar ao sucesso.

Esses obstáculos incluem medo de falhar, ou dúvidas sobre as competências próprias de cada membro da equipa. Esses medos resultam no medo do sucesso, ou a vontade de ficar na zona de conforto para não ter que enfrentar os desafios do sucesso.

O medo do sucesso surge quando alguém está realmente a criar a mudança e a avançar na sua vida.


“As nossas crianças podem precisar de oportunidades para estar com os cavalos, tanto quanto ou mais que os campistas do passado. Enquanto o mundo se torna tão técnica com solitário essa actividade é uma maneira de levantar o humor e jogar no exterior. Vendo o mundo por trás de um cavalo é como mágica. Nós todos sabemos que é comprovado que a equitação tem alegria e melhoria real da qualidade de vida das crianças especiais de todos os tipos. Os cavalos são a pena a acrescentar a qualquer programa.
Quanto aos cavalos que temos em nosso rebanho, muitos nasceram no campo e têm vivido uma vida longa e saudável. Nós temos muitos para vinte a trinta anos. Temos Gunsmoke (trinta e nove anos de idade) e Windsor (quarenta e dois anos), ambos nascidos no acampamento. Podemos dizer, por experiência que os cavalos também beneficiam de ser parte do campo, que traz tanta alegria como forma total de vida. Desfiles, festivais indianos, nadando com cavalos, cuidando do cavalo, cavalos e miniatura são encontrados em todo o mundo e vêm em várias cores e padrões de revestimento. A designação de cavalo miniatura é determinada pela altura do animal, que, dependendo do registo específico em causa, é geralmente inferior a 34-38 polegadas (82-91 cm), medido tudo isto contribui para a diversão do acampamento.”
- thefreelibrary.com

O medo do sucesso é muito real, porque o futuro é real!

Porque existe medo do sucesso?

- O sucesso pode levar a solidão. O sucesso significa vitória e isso significa diferença que pode levar ao isolamento. Se a equipa celebra o sucesso com todos os que nele participaram, o isolamento dissipa-se.
- O sucesso traz novas situações com que não sabemos lidar. A equipa de sucesso passa a ser mais observada e requisitada. A experiência adquirida pode permitir-lhe dar respostas às solicitações.
- O sucesso traz valor acumulado. A equipa de sucesso pode ter medo de perder o que conseguiu. Se a equipa criou competências de resistência pode manter-se na crista da onda.

No fundo o medo de sucesso resume-se ao medo de perder o poder conquistado e ter que enfrentar o revés.

Isso significa por um lado que temos consciência de que as competências são resultados e não qualificações.

Quando as equipas estão conscientes das características do ambiente onde desenvolvem actividade, elas sabem que a mudança implica novas competências, incluindo a adaptabilidade.

Os membros de uma equipa sabem que ter de encarar o conhecimento que possuem sobre situações de sucesso pode resultar em duas opções:

- Não vale a pena porque vou perder o que é bom!

- É bom e vou procurar manter!

É a velha questão do optimismo e do pessimismo em situações reais.

Ser persistente mas focado nos objectivos é a melhor opção de uma equipa face ao medo da perda. Ser persistente sem focar os objectivos ou focando unicamente e por muito tempo, na resolução de um problema, leva ao desânimo e à aceitação da derrota!


O grande problema do sucesso resume-se a:

- “Nós estávamos lá quando isso aconteceu?”

Comentários?

Sem comentários:

Enviar um comentário