segunda-feira, 26 de abril de 2010

Há coisas que se dizem nas equipas de projecto!

Com os pés assentes em terra!

Há projectos pequenos e grandes projectos na vida das pessoas, das equipas e das organizações. São tantos os relatos que é tarefa impossível dizer quais são as melhores práticas.

Isso porque o ambiente onde os projectos nascem e se desenvolvem até à maturidade são tão diversos como as equipas que neles colaboram.

De alguns desses relatos deixo aqui algumas meias verdades para serem completadas com a meia parte que possa estar na cabeça de qualquer membro de uma equipa de sucesso.

Vejamos!

- Um grande projecto nunca é concluído no prazo, dentro do orçamento, ou com a equipa original, e nunca faz exactamente, o que era esperado.

- Os projectos têm uma velocidade de progresso muito elevada até estarem quase completos. Depois eles ficam no “quase” por muito tempo e muitos deles permanecem no quase toda a vida.

- Quando tudo parece correr bem, alguém se lembrou, que outra pessoa, se tinha esquecido de alguma coisa. Se alguma coisa puder dar errado, dará com certeza.

- As equipas de projecto têm ódio aos relatórios semanais ou periódicos porque manifestam claramente a falta de progresso, e não porque eles possibilitam o reconhecimento semanal da sua competência.


“O cuidado apropriado dos cascos é a economia de base. Nada se salva usando sapatos mais pesados do que o necessário apenas para obter mais desgaste deles ou por não cortar os pés quantas vezes forem necessárias. Os cuidados com as patas é ainda mais crítico nos jovens, em crescimento de cavalos. Estes cuidados devem começar em potros normais com aproximadamente um mês de idade. Contanto que tudo transcorre normalmente, o potro deve ser aparado aproximadamente em cada quatro semanas. Os pés devem ser mantidos ao nível e as bordas da parede arredondada para evitar quebra. No potro normal isso vai estimular o correcto crescimento ósseo no casco e do membro. Também é importante manter “flares” de crescer em um lado do casco, o que gera stress excessivo nos ossos que podem levar ao claudicar e / ou o crescimento ósseo incorrecto.
Um velho ditado, "Ferragem é um mal necessário", foi predominante em todos os cavalos por várias gerações. Embora este velho ditado que dizem ter sido aceite, pelo seu valor nominal por muitas décadas, um exame irá revelar o erro nesta linha de pensamento. Ferragem nem sempre é necessária, nem sempre é mau. Muitos factores determinam se, como e por que um cavalo deve ser calçado. Alguns destes factores são: (1) a utilização do cavalo (2), a condição dos pés e pernas (3), as tarefas a serem executadas, (4) o ambiente em que o cavalo está a executar, e (5) A superfície sobre a qual o cavalo fará trabalho.
Outro ditado, frequentemente ouvido é "sem pés, sem cavalo". Isto é tão verdadeiro hoje como quando a frase foi cunhada. Essa lógica também serve para apoiar a ideia de que calçar não pode ser todo o mal.”
- http://edis.ifas.ufl.edu/an033


- O planeamento de um projecto é essencial à vida, porque um projecto com planeamento não cuidado demora a concluir muito mais tempo (três vezes mais) que o esperado. Se o projecto for cuidadosamente planeado a sua duração é o dobro do tempo esperado. A mesma estimativa feita por dez estimadores dá dez estimativas diferentes, se cada um deles fizer dez estimativas em dez momentos diferentes, provavelmente teremos cem estimativas.

- Se temos muito poucas pessoas numa equipa de um projecto, a equipa não consegue resolver os problemas. Se tivermos muitos, eles criam mais problemas do que aqueles que podem resolver.

- Se uma equipa não consegue resolver um problema num projecto, chama alguém que afirme que o problema não é importante.

- Se uma equipa não consegue justificar um atraso na conclusão de um projecto, há sempre alguém que promete que irá resolver o assunto. O projecto não fica concluído como esperado e os membros da equipa ouvem o que não esperavam.

Que acha. Encontrou as outras meias verdades?

Sem comentários:

Enviar um comentário