quinta-feira, 15 de abril de 2010

A cara e os movimentos num projecto!

As ideias têm cara!

Lembro-me de uma altura, em que alguém me pediu para fazer parte de um projecto. Eu ouvi atentamente todos aos argumentos que eram indicados para que a minha participação fosse um facto, mas não fiquei convencido de que essa participação era útil para mim.

Havia algo na cara do meu interlocutor que me dizia para não confiar!

Provavelmente estava a receber pistas inconscientes de uma linguagem corporal que estava agindo como um sinal de alerta para os meus sentidos que havia alguma coisa incongruente com as palavras que a outra pessoa dizia! Por isso rejeitei!

Quando um líder procura envolver os membros da equipa num projecto, esses membros estão constantemente atentos à linguagem verbal e não verbal de mensagens, e o líder não se apercebe que está a enviar essas mensagens.

Para que haja envolvimento e aceitação do conteúdo da mensagem, o líder deve estar consciente da sua linguagem nã
o verbal e procurar transmitir as emoções que traduzam o compromisso e a paixão pelo sucesso. Sem isso é mais um passo na rotina.

A grande dificuldade está em obter feedback da nossa expressão corporal, pois se as expressões de um líder não forem cuidadas, facilmente um gesto incentivador pode ser recebido como uma ameaça e o feedback é nulo ou irreconhecível


"Eu percebi que o que eu pudesse compartilhar com as pessoas não era algo que elas nunca tiveram com a formação tradicional. Sussurrando a um cavalo não é uma forma de arte mística para lidar com os cavalos é um método que se aplica também para comunicar com as pessoas. Eu tive pessoas que me pediram para dar essa informação por causa do impacto de transformação que pode ter na vida das pessoas. " Horse Whisperer, Andrew Froggatt

Existem três classes de comunicação não verbal que merecem atenção. Estas classes são facilmente apreendidas com um pouco de observação:

Proximidade – A distância entre os interlocutores, enquanto conversam ou a escolha de um lugar para se sentar, bem como o contacto ou a atitude ao entrar ou sair de uma sala.
A questão cultural é importante uma vez que a demonstração de emoções varia com a cultura onde estamos inseridos.

Cinestesia – A sensação que um indivíduo tem de seu corpo, particularmente dos movimentos que este realiza. A linguagem corporal, gestos, expressões faciais, sorrisos, são universais!

Para-linguísticos – Os sons não articulados, como "hum-hum" ou "hã-hã”.
Observar e ter consciência destes “instrumentos” complementares da linguagem facilita a integração da mensagem e promove a colaboração entre os membros da equipa.

Por isso Sr. Líder, cuidado com os gestos!

Quer comentar (sem gestos, pode usar imagens!)?

Sem comentários:

Enviar um comentário