sábado, 10 de abril de 2010

Líderes resilientes

Qual líder?

Líderes e a sua resiliência, ou a sua capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, sem vacilar ou sem reagir emocionalmente sem controlo.

Nas organizações a resiliência pode ser vista como uma tomada de decisão, quando um líder tem de decidir entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.

A capacidade de ajudar uma empresa ou organização a recuperar das adversidades é fundamental para qualquer líder de sucesso, e essa capacidade constrói-se com a gestão de emoções, o controlo dos impulsos, com empatia e optimismo, analisando as causas e agindo com eficácia e sempre centrado nas pessoas.


“Cada cavalo de corrida merece a fama na minha opinião, pois eles esforçam-se para a excelência e para servir apenas os prazeres das pessoas. Muitos deles vêem poucos benefícios materiais com os contínuos ganhos que geram para todas as categorias de participantes humanos! Criar e cuidar de cavalos de corrida é uma experiência verdadeiramente enriquecedora, e há muito a aprender com a determinação e a natureza leal de cavalos de corrida. Há muitos que não conseguem ganhar um lugar pelo bigode proverbial, mas isso não deve prejudicar a nossa celebração reverenciando as suas realizações árduas para nosso benefício.” - horseracing.com


Muitas vezes por brincadeira dizemos que há dois tipos de pessoas, os optimistas e os pessimistas, mas isso não corresponde à verdade, porque mesmo essa diferença pode repousar numa base realista ou irrealista.

Passamos, então a ter quatro tipos de pessoas!

Agora imagine avelha e famosa história da garrafa meio cheia!

Aqueles quatro personagens, PR, PI, OR e OI têm percepções diferentes da situação quando olham para a garrafa.

Naturalmente que ser realista e optimista face à adversidade é a melhor solução!

Podemos identificar seis pontos fortes num líder que é optimista e realista, resiliente:

1) Os líderes resilientes trabalham para entender o que está a acontecer por causa da adversidade, incluindo a forma como eles próprios podem ter contribuído para a adversidade.

2) São positivos, acreditando que as boas coisas podem acontecer, dentro dos limites colocados pela realidade, e que eles podem desempenhar um papel para que essas coisas aconteçam.

3) Os líderes estão ancorados nos valores pessoais e organizacionais, mantendo-se focados no que é importante em vez de permitir que a adversidade os desoriente.

4) São persistentes em tempos difíceis. A sua recuperação é rápida face às adversidades, celebrando com entusiasmo as pequenas vitórias que vão conseguindo.

5) Os líderes resilientes, investem o seu desenvolvimento físico, a energia mental, emocional e espiritual com sabedoria. Evitam assim o desperdício de energia, que de outra forma conduziria ao abandono.

6) Os líderes resilientes agem com coragem e com convicção. Quando as adversidades são muitas e o valor do que está em jogo é elevado estes líderes não hesitam e tomam decisões claras.

Ser resiliente para além de será melhor postura face à adversidade, promove a criatividade e a inovação.

Quer comentar!

Sem comentários:

Enviar um comentário