segunda-feira, 19 de abril de 2010

Talentos embaixadores



O que um líder deveria saber para poder fazer!

Saiba as aspirações profissionais de todos os membros da equipa e apoie os seus esforços para os alcançar.

Um líder seguro, com coragem e integridade sabe que a promoção profissional dos membros da sua equipa tem um resultado como um todo. Ao ver a promoção na carreira dos seus membros, a equipa acrescenta valor a si própria e logo o líder sobe em cotação.

Muitas vezes, o líder vê-se confrontado com membros da equipa talentosos que não encontram espaço para desenvolver as suas aspirações no contexto do momento. Esta confrontação emerge com frequência de um silêncio por parte do talentoso por não ter encontrado oportunidade para revelar as suas aspirações.

O líder deve criar oportunidades para os trabalhadores altamente talentosos se exporem porque de outra forma não consegue interagir com eles.

Nem todos os membros da equipa entendem a carreira como uma ascensão vertical na organização e muitas vezes esta não é possível.

Um líder ao conciliar as aspirações dos membros da equipa com as necessidades e possibilidades da organização cria abertura para o desenvolvimento de empreendedores internos ou eventualmente, como consequência de uma boa comunicação, cria um embaixador no exterior.

Estas duas figuras, intra-empreendedor e embaixador, são uma forma de uma organização manter os talentos do seu lado com altos níveis de satisfação de ambas as partes.


“Não é todo dia que um criador se depara com um garanhão cujo pedigree contém vencedores nacionais e os produtores em cada e em todas as gerações e possui um dos mais elitistas pedigree que se poderia esperar de tal calibre na alta criação de garanhões. Embaixador Jamaal está a tornar-se joje, um dos garanhões jovens mais excitantes no Canadá e nos Estados Unidos. Ele encarna o tamanho e o carisma de Bask , Sanacht e Bey Shah , e a inteligência e qualidade de Ali Jamaal e TW Forteyna. Em garanhões reprodutores de hoje, é muito raro deparar com um cavalo que exemplifica seu pedigree. Com um olhar Embaixador Jamaal você pode identificar a sua ascendência, uma marca de um verdadeiro cavalo de reprodução.” - willowspringsarabs.com

Outra forma de um líder conseguir desenvolver os talentos é através da criação de equipas multifuncionais.

As organizações enfrentam, ou deveriam enfrentar, com regularidade processos de reorganização e de vigilância comportamental. A rotina e a manutenção de actividades repetitivas, que não acrescentam valor e conhecimento, provocam a desmotivação e a falta de visão.

Ao proporcionar o trabalho em equipas multifuncionais, o líder permite que a diversidade faça o seu trabalho, acalentando novas ideias e novas formas de percepcionar os problemas. Este ambiente faz desenvolver nos membros da equipa, uma noção de crescimento pessoal e consequentemente maior satisfação.

Como consequência desta atitude de abertura e de compreensão das necessidades dos membros da equipa, o líder deve esperar que as diferenças entre os membros se acentuem, o que pode criar desequilíbrios na equipa.

A cultura da diferença deve ser criada e alimentada num ambiente de tolerância e de respeito.

A experiência pode ensinar a tolerância e a construção de paciência, e ajuda a apreciar o que é importante para as pessoas com diferentes aspirações.

A tolerância não deve existir quando os comportamentos são inadequados e desrespeitosos.

A diversidade é, uma mais-valia para o conhecimento e para a criatividade, por isso é fundamental que os líderes eficazes e os gestores percebam, que todos na organização, contribuem para essa diversidade.

Quanto mais um líder é capaz de se conectar com as pessoas, mais será capaz de criar um ambiente em que os membros da equipa produzam ao seu mais alto nível, independentemente do seu curricula e expectativas.

Então com aspirações? Comente!

Sem comentários:

Enviar um comentário