quarta-feira, 21 de abril de 2010

Colaboração entre equipas

Em que acreditam os membros de uma equipa de sucesso?


Todos nós temos crenças ocultas, ou pelo menos não tão visíveis como se as tivéssemos declarado.

Aquilo em que um líder acredita e procura que os membros da sua equipa acreditem, são coisas simples, pensamentos não declarados que correspondem aos desejos de cada um, para que a equipa funciona de forma eficaz.

Todos os membros de uma equipa de sucesso querem prestar contas do seu trabalho e querem que essa prestação seja do domínio público.

Os membros destas equipas acreditam que os outros membros confiam na sua competência. Isso permite-lhes trabalhar com colaboração sem preconceitos ou dúvidas latentes.

As equipas de sucesso acreditam que a transparência é a melhor “cor” para gerir tarefas (tempo) e atingir objectivos.

Sempre que o sucesso é obtido, os membros da equipa partilham a alegria e o reconhecimento.

Nas equipas de sucesso, os membros da equipa acreditam no valor de missão e contribuem para a sua construção.

Os membros da equipa acreditam que o optimismo é o melhor ambiente de trabalho, mesmo quando a adversidade tenta atropelar os membros da equipa.

Quando a opinião de terceiros cai sobre as realizações da equipa, os seus membros acreditam que esse impacto é positivo.

O que acabamos de referir enquadra-se numa equipa de sucesso e é uma perspectiva que só pode ser considerada num contexto de colaboração.


“Você pode ter que desistir de algo que gostaria de ter ou fazer para garantir que o seu cavalo receba a atenção adequada. Você pode ter que interromper o seu sono, horário de trabalho ou amor da minha vida para cuidar de um parto de uma égua, de cavalos feridos ou doentes, ou encontrar-se com o veterinário ou ferrador. Durante o inverno, quando estamos menos propensas a montar o cavalo, ele exige tanto cuidado como durante o verão. Os proprietários do cavalo também têm obrigações legais para com os seus cavalos, vizinhos e com outros proprietários de cavalos na região, bem como com pedestres e motoristas que passam pela propriedade.” – Responsabilidade - horsekeeping.com

Uma equipa de sucesso nunca será uma ilha.

O seu sucesso não depende exclusivamente do seu muito bom nível de realização, depende também, a montante e a jusante, do seu meio ambiente.

E porque esta é a realidade, equipas fornecedoras e equipas clientes, tem de existir, para o aparecimento do sucesso, um forte nível de colaboração.

O sucesso de uns é alimentado pelo sucesso dos outros. O insucesso também!

Sem colaboração, onde a transparência é vital, não há fluxo de conhecimento nem eficácia nos resultados. Colaborar significa comunicar pensando nos outros e nas consequências das atitudes assumidas nos processos.

Colaborar significa partilhar os mesmos valores e missão e focar os mesmos objectivos globais. Focar objectivos parciais ou de nichos é proporcionar a instabilidade.

Por isso quando várias equipas, inseridas no mesmo projecto, partilham os mesmos sucessos e as mesmas adversidades, o reconhecimento é tácito.

Quando o reconhecimento é explícito e direccionado, então as equipas não funcionaram como equipas, e o “mas” surge para retirar a dignidade ao esforço de alguns, ao mesmo tempo que desculpabiliza a inércia de outros.

Aceitar a responsabilidade é permitir que a motivação preencha todo o trabalho a realizar na organização.

Desculpar ou ignorar as consequências de atitudes “deixa correr” é permitir que a apatia seja servida a qualquer hora!


Quer comentar?

Sem comentários:

Enviar um comentário