domingo, 4 de abril de 2010

Mulheres e a liderança

Onde estão os melhores líderes?


Os melhores líderes actuam como mentores, não como disciplinadores.
Se uma organização procura os melhores líderes para as suas equipas não pode negligenciar as mulheres.

Os melhores líderes são mentores que, inspiram e que incentivam os colaboradores a desenvolver as suas competências e a criatividade na mudança das suas organizações.

As mulheres, em média, segundo alguns estudos, são mais capazes do que os homens para configurar esta liderança de transformação.

Se quisermos chamar de liderança "transformacional", podemos dizer que os líderes nestas condições são melhores condutores e transferem mais conhecimento que os líderes tradicionais.

Os homens são mais propensos a distribuir punições para o mau desempenho e recompensas por o bom comportamento ou então deixam correr, o que significa ausência de liderança.

Se as empresas dependem da inovação para serem competitivas, um estilo de liderança transformacional, mais usual nas mulheres, é perfeitamente indicado às organizações que querem sobreviver ou, mais importante que querem competir.

“O poder funciona como uma estrutura social, composta de inúmeras práticas que mantêm um sistema cultural dominante. As práticas que mantêm um sistema de energia incluem os padrões de discurso, um entendimento comum e de participação num conjunto de valores, expectativas, normas e papéis. Esta estrutura social transcende, em alguns aspectos, a vontade ou o comportamento de qualquer indivíduo em particular, e tem uma tendência a moldar as decisões, interacções e relações sociais para se encaixar. As respostas para mulheres e homens em cargos de liderança são condicionadas por uma estrutura social tradicionalmente dominada pelos homens.” -womensmedia.com



“A estrutura e a importância da manada, está directamente relacionada com as características psicológicas dos cavalos. No passado, os cavalos eram animais selvagens que vagavam pelo campo e viajavam continuamente à procura do local de pastagem bom. Mas porque nunca viajaram em busca de carne, foram considerados herbívoros.
Essa psicologia na cadeia alimentar é o que define a manada como um todo. Os cavalos não eram predadores, mas eles eram constantemente alvo de predadores. Eram animais de grande porte que foram considerados fracos e que poderiam fornecer uma refeição saudável para um predador.
Em estado selvagem, a manada foi o único agente de protecção que os cavalos encontraram contra predadores, como coiotes e lobos. Os seus instintos exigiam que eles desenvolvem-se uma estrutura sistemática que proteger e assegurar o futuro da espécie.
Estrutura da manada
A estrutura da manada foi vital para sua sobrevivência. Porque a única coisa, de que poderiam depender os cavalos era da sua manada, era fundamental que só os mais fortes dos cavalos a conduzissem. Por despacho de superioridade, o rebanho foi projectada para incluir uma égua de chumbo, uma égua de cabeça, um garanhão e o conjunto.”
- horses.suite101.com

Estas considerações não significam que existem diferenças significativas em termos de competências, entre homens e mulheres, e como tal, existindo uma desigualdade numérica em cargos de liderança ou de responsabilidade, ela só pode ter uma causa:

A existência de lobbies “naturais”, construídos ao longo de gerações e que algumas pessoas continuam a querer perpetuar.

As organizações devem acima de tudo olhar para as competências dos seus líderes e não para apenas as qualificações, porque principalmente aí as mulheres cada vez mais são capazes de liderar.

Quer comentar?

Sem comentários:

Enviar um comentário