quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Aquele abraço na mudança

Uma tendência natural num líder.


Um líder de nível superior tem uma tendência para a mudança. Não está enraizado no passado e procura sempre melhorar através da mudança e da Inovação.
Hoje não abraçar a mudança, face ao nível competitivo que existe, significa o expirar das expectativas antes do fim do jogo.
A mudança é global, constante e inevitável. Global porque se manifesta em qualquer lugar e sobre qualquer coisa, constante pela quantidade de informação que transaccionamos e inevitável porque já não existem ilhas. Ela é ainda causadora de stress, surge ritmada e obriga-nos a respirar fundo.
Quais são os riscos de mudar?

"Os cavalos têm evoluído de uma situação de liberdade para animais sociais. A maioria de cada período de 24 horas seria gasto pastando em várias gramíneas e sementes de capim ocasionais. Eles teriam de interagir e estabelecer contacto social com outros cavalos de várias idades desde o nascimento, o que criava fortes laços sociais. Dependem da disponibilidade de forragem e água que podem abranger diariamente num pouco de terra. Num ambiente não selvagem o mais próximo que podermos chegar desse cenário ideal, será o melhor para o cavalo. Infelizmente, este cenário não é prático, e por muitas razões, para o cavalo moderno domesticado. Os cavalos modernos, como os humanos, têm emprego. Alguns têm melhores empregos do que outros, alguns têm melhores condições de trabalho do que outros, e alguns trabalhos têm maiores riscos de saúde, assim como as suas parcerias humanas. Independentemente de trabalho que executam, correr rápido, salto em altura ou docemente levar os netos a passear duas vezes por ano, cada cavalo tem um trabalho a fazer que muitas vezes ditam um ambiente que pode ser muito diferente do "ideal" de cenário."

Face a uma situação de mudança a atitude de um líder pode ser:

Negar ou ignorar – Significa não ter o sucesso como objectivo e a falta de responsabilidade com o grupo ou organização que lideramos.
Resistir ou reagir – Um forte indício da nossa falta de competências. Um dos princípios de um líder é abdicar dos seus interesses pessoais a favor do bem comum.
Antecipar ou explorar – Atitude positiva. Procurar criar mecanismos para ultrapassar dificuldades e resolver problemas. Um passo para a inovação.
Compromisso – O futuro exige atenção e disponibilização de energia. Devo reflectir, focar, dinamizar o trabalho em equipa cooperando e colaborando, relembrar a visão da organização e realizar balanços para alinhar a estratégia com a inovação.


“Bem, um dia, o fazendeiro comprou uma nova área para cultivar. Por alguma razão, era maior que as que possuía. No primeiro dia, o cavalo de arado ia começar a virar-se cedo, por isso o agricultor viu que tinha que tomar o controlo. Ele tinha que manter o cavalo de arado a lavrar até ao fim da linha. Todos os dias, o agricultor teve que sair do arado e acompanhar o cavalo o caminho todo até o fim, depois virá-lo de volta e voltar a pé para o outro extremo, repetindo o processo.
O agricultor teve de fazê-lo por quanto tempo? Só até o cavalo de arado aprender. Uma vez que o cavalo de arado já tinha o hábito de ir até ao fim da superfície nova não precisou mais de ir a pé.”

Sentido-se bem ninguém gosta de mudar, mas é necessário estar atento, ser pro-activo e desenvolver a criatividade.



Sem comentários:

Enviar um comentário