terça-feira, 24 de novembro de 2009

Quanto vale a experiência de um líder?

O líder usa a experiência como uma alavanca.


A inexperiência, a falta de maturidade, os que necessitam de ser o centro das atenções, os que não reconhecem as limitações, a falta de julgamento, uma base de conhecimento inferior, ou qualquer outro número de erros comuns cometidos pelos jovens líderes pode pôr em causa o trabalho que se pretende realizar.


Se é um líder de nível superior e não tem a experiência pessoal, alugue-a, contrate-a, mas adquiria-a de qualquer forma.

Os grandes líderes cercam-se de talentos e dos melhores consultores que o dinheiro pode comprar. Eles não tomam decisões uniformes ou mal aconselhadas.

“Os cavalos como animais selvagens evoluíram como manada. Encontram a sua protecção através do número e cada cavalo tem um papel e um lugar dentro da manada que é extremamente importante para a sua sobrevivência. Devido a esta hierarquia natural os cavalos novos, recém-chegados, trazem a incerteza aos cavalos que já sabem o seu papel e a sua posição na hierarquia na manada existente. Os cavalos novos também podem competir com a manada por recursos limitados e representam um desafio para o reprodutor da manada.
O processo de introdução de novos cavalos numa manada, numa herdade, não é necessariamente diferente do que acontece na natureza. Basta lançar um novo cavalo no campo e está praticamente garantida uma luta de algum tipo e as resultantes lesões. Muitas vezes a égua dominante ou o macho castrado persegue o novo cavalo e tenta mordê-lo ou escorraça-lo para fora. Nestes casos é necessária a intervenção do homem, uma vez que o cavalo não tem para onde fugir.”


A importância da experiência é fundamental no exercício da liderança. Segundo um estudo da Rice University , Houston-EUA , a experiência anterior de liderança no controle de capacidades de equipas e a experiência em situações de stress estão significativamente relacionadas com a eficácia de um líder. Isto é, face a situações de mudança ou resolução de problemas os líderes com experiência demonstram uma capacidade de resposta mais eficaz.

Não confundir eficácia com eficiência. Esta última também resulta da experiência, mas não produz os mesmos resultados.

A importância da experiência reflecte-se fundamentalmente na gestão do orçamento, na dimensão dos quadros intermédios e na tomada de decisões difíceis.





"Eu estava a assistir a um grupo de cavalos a comer algum feno que tinha acabado de ser alimentado. Um jovem agressivo veio para se juntar a um dos "fenos" com outros cavalos. Isso incomodou um cavalo que, berrou aos ouvidos do jovem, serpenteou o pescoço para o afastar, e mostrou os dentes. O jovem manteve a intenção de subir ao monte de feno, mas o cavalo pô-lo fora e bateu um pouco no jovem, ao lado do pescoço. Isso perturbou-me e perguntei ao cavalo porque que é que ele era tão agressivo.
Ele disse: "Eu não estava a ser agressivo. Dei-lhe a abundância necessária de advertência. Ainda assim ele voltou, então eu exerci a minha autoridade e usei a força suficiente para o mover para fora do meu espaço. Da próxima vez que ele tentar vou lhe dar outro aviso e provavelmente ele vai para bem longe ". Eu disse-lhe que eu pensava que o comportamento era inaceitável e era muito duro. Ele respondeu: "Está a ver aquele outro cavalo, ali com aquelas mordidelas? Eu não quero acabar assim. Eu sou o cavalo alfa e o líder desse rebanho". Marv Walker.com

A inexperiência dos líderes mostra frequentemente que tentam fazer muito, tentam ser influentes em muitas áreas, tentam abraçar agendas demais, e, consequentemente, deixam de manter o comando do navio. Isto torna-se numa imagem de um líder sem foco e sem disciplina.






Sem comentários:

Enviar um comentário