sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Líderes que transbordam energia...

...são líderes de nível superior. Tem sempre uma perspectiva positiva no seu olhar e a sua atitude transborda para a sua equipa. Nestas alturas o todo é maior que a soma das partes.
A sua energia é demonstrada pela forma como motiva e manifesta a sua satisfação pelos resultados da equipa. Um líder é rápido a atribuir elogios aos participantes dos projectos conjuntos. A sua energia é alimentada, não exclusivamente pelo reconhecimento da sua boa liderança, mas pelo sucesso desdobrado pelos que o seguem.



A sua necessidade, sentido de responsabilidade, de resolver problemas obriga-o a gastos energéticos mais duradouros e por vezes a sprints inesperados. Esta “endurance” e velocidade de ponta são fundamentais para garantir o sucesso (resultados no calendário previsto).

“Um cavalo atleta gosta de desfrutar do espectáculo. Até parece que nasceu para correr. Dentro do vasto leque de eventos em que participam cavalos de desempenho, a intensidade do exercício varia. Os cavalos de “endurance” devem manter o seu potencial de energia em distâncias relativamente longas de 75 a 150 kilómetros por dia, enquanto que, para a corrida, o trabalho tem uma intensidade muito mais elevada por períodos curtos.

Os líderes confrontados com ambientes de trabalho menos favoráveis ao seu desempenho e dos seus projectos, principalmente quando lhes é exigida uma atitude de gestão inovadora, tendem a despender as suas energias sem direcção ou foco. Precisam de espaço e ambiente facilitador da inspiração e criatividade. A energia que deveria transbordar pode transformar-se em explosões de desorientação.





Cavalos são animais que podem ser bastante animados, a visão de uma pastagem verde pode dar a um cavalo o instinto de correr e celebrar a vida, agindo, algumas vezes, de forma exuberante. Este comportamento pode ser visto já em potros que divertidamente correm ao redor do “paddock “à procura de novas aventuras. Ver um cavalo cheio de alegria é um prazer, talvez um pouco menos, se nós estivermos montados nele.
Os cavalos que foram fechados nos estábulos por alguns dias, necessitam de uma boa escapadela e andar à solta. Esse comportamento é normal devido ao excesso de energia. Os cavalos precisam de muito exercício diário.


Um líder de nível superior sabe gerir as suas energias a par da gestão do seu tempo, utilizando a motivação como ferramenta de disciplina (foco nos objectivos). A motivação é já por definição a energia necessária para ultrapassar obstáculos.
Para gerir a mudança, que acarreta dispêndio acrescido de energia, resultante das resistências encontradas, um líder necessita de adequar os esforços da equipa aos compromissos estabelecidos.


A Inovação, mudança por força da criatividade, exige clima de abertura, paixão e muita energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário