sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O líder aprecia o desconhecido, gere o risco e é empreendedor.

Curiosamente eficaz!

Os líderes de nível superior tem uma grande motivação para aumentar o se conhecimento e colocar as suas aprendizagens em prática. Fazem perguntas, aceitam desafios e provocam confrontos face a eventuais apatias. Nunca aceitam o domínio do "Assim está bem!" ou "Eu sou assim...".

Estudos recentes demonstram que os “cérebros”, que não continuam a aprender coisas novas, atrofiam rapidamente ao longo do tempo.

Muitas vezes uma actividade com sucesso (relativo) pode ser uma armadilha pois, estando as coisas a correr bem não há predisposição para continuar a aprender. Um líder de nível superior tem uma curiosidade latente e aproveita os tempos de celebração do seu sucesso para desenhar os próximos passos, espreitando oportunidades e analisando ameaças.

"Os cavalos são naturalmente curiosos. Começam, quando são jovens, a descobrir o mundo e continuam o resto de sua vida. Quando qualquer dos seus sentidos é estimulado, o som de um plissado no mato ou o avistar de um objecto em direcção a eles, cria a curiosidade. A par disso vem o medo. Eles também têm naturalmente medo de alguma coisa que os estimula. Estas qualidades dadas pela Mãe Natureza são o que preserva a vida do cavalo. Quando o cavalo é estimulado por algo, o seu instinto de medo diz-lhes para fugir. Assim, que eles começam a perceber que o estímulo não pode ser prejudicial, tornam-se curiosos. Há um equilíbrio entre o medo e a curiosidade. O medo é o que impulsiona o cavalo para longe de algo e curiosidade o que atrai para as coisas."

A par da curiosidade muitas vezes vem o medo, a ansiedade, angústias ou outras coisas, mas vem com mais frequência boas surpresas. O medo mata a curiosidade e logo a liderança. Um líder é arrojado com a sua curiosidade na procura de soluções óptimas para os problemas.
A curiosidade é vivida com paixão ingrediente fundamental na inovação, (a criatividade acrescida de valor).
Um líder procura conhecer e reconhecer os talentos da sua equipa e com a sua colaboração promove a busca de informação e amplia os seus conhecimentos e os dos outros.
Um líder faz da comunicação efectiva uma bandeira da curiosidade, ouvindo opiniões, pareceres, conselhos e discordâncias, de forma a planificar a sua estratégia, analisar o clima social da organização, reconhecer e recompensar boas ideias.


"A capacidade dos seres humanos para trabalhar em cooperação com o cavalo é baseada tanto a curiosidade natural do cavalo como nos fortes laços sociais que os cavalos têm uns com os outros. Os cavalos não gostam de ser separados da sua manada, porque estar sozinho é estar exposto aos predadores em todos os lados. Além disso, em manada, os cavalos menos dominantes tendem a gravitar em torno dos membros mais maduros e confiáveis. Portanto, os princípios de treino de muitos cavalos são baseadas em fazer o cavalo aceitar um ser humano como membro efectivo dominante. Idealmente, isto não é feito pela força, mas pelo desenvolvimento, no cavalo, de confiança na capacidade do ser humano e de confiança que o ser humano será um líder responsável da manada".

Um líder, com a sua curiosidade, é criativo e tem um compromisso com a sua organização, mas acima de tudo é curioso consigo próprio procurando saber o quanto mais tem para dar e receber.

Sem comentários:

Enviar um comentário